Aula de hoje: Lendas Urbanas
O Zelador da Ceasa
Dizem que desde que foi criada, a Ceasa de Timon é um ambiente muito assustador à noite. O escuro associado ao cheio de carne pútrida que emana dos boxes arrepiam até a espinha dos mais corajosos.
Conta-se que seu Adalberto era o zelador do local e que trabalhou cerca de 35 anos limpando a Ceasa com toda dedicação, porém o homem ficava enraivecido quando via alguém sujando o espaço que ele limpava com tanto zelo.
Certa vez, o zelador já idoso, varria o local quando viu um senhor jogando lixo na sarjeta. Furioso, o homem sentiu a raiva crescendo dentro de si até ter um ataque fulminante do coração e veio a falecer.
Depois disso, os vigias do local juram de pés juntos que, à meia-noite, ainda hoje ouvem o som da vassoura do seu Adalberto varrendo a Ceasa. Dizem também que quando tentam jogar bitucas de cigarro ou embalagem de papel no chão podem inclusive sentir os olhos de reprovação de seu Adalberto.
Patrícia Santos (professora do Lizete Farias)
* Copiar o texto também!!
1. Características dos personagens são elementos importantes em um texto narrativo. Quais as características:
a) Do seu Adalberto?
b) Dos vigias.
2. Em que ambiente se passa a lenda urbana?
3. As lendas sempre presentam um relato que se refere a um passado remoto, portanto, o tempo é indefinido. Transcreva um trecho que prove que o tempo na lenda lida é indefinido.
4. Por que seu Adalberto teve um ataque fulminante do coração?
5. Em sua opinião, por que os vigias no texto lido podiam "sentir os olhos de reprovação de seu Adalberto" mesmo ele estando morto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.