RECURSOS EXPRESSIVOS
DATA PARA ENTREGA: NA SEXTA-FEIRA.
1. Leia o verbete do dicionário Houaiss relativo ao verbo despenhar.
a) Com qual desses sentidos o verbo despenhar foi utilizado no poema? Justifique sua resposta com um verso do texto.
b) A escolha de utilizar se despenhou em vez de se jogou ou se arremessou pode ser considerada acidental? Explique.
2. Compare agora estes dois versos.
Fragmento 1Vieram na vila casar.Fragmento 2E os risos também casavam
• O verbo "casar" foi utilizado com o mesmo sentido nos dois versos? Explique sua resposta.
3. Releia esta estrofe.
As tribos rubras da tardeRapidamente fugiamE apressadas se escondiamLá embaixo nos socavõesTemendo a noite que vinha.
a) Qual é o sentido do adjetivo rubras nesses versos?
b) O poema relaciona esse adjetivo à palavra tribos, que pode ser entendida como grupo de nuvens. Considerando esse significado, que associação pode ser feita entre as duas palavras?
c) Que função essa associação tem no conjunto do poema? Explique sua resposta.
4. Releia agora esta estrofe.
Porém os dois continuavamCada qual no seu cavaloE riam. Como eles riam!E os risos também casavamCom as risadas dos cascalhosQue pulando levianinhosDa vereda se soltavamBuscando o despenhadeiro.
a) O clima de suspense e tensão criado na estrofe acima não se estende aos jovens, sendo atribuído somente à natureza. Qual é a palavra que indica essa contradição?
b) Nessa estrofe, utiliza-se a personificação. Em que versos ela ocorre? Justifique sua resposta.
c) Há outro momento do poema em que aparece essa mesma figura de linguagem. Identifique-o e explique que efeito ela cria no poema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.