quinta-feira, 5 de agosto de 2021

7° ano - Volta às aulas - Atividade de reflexão (09 de agosto)



Sugestão de vídeo:









A letra de música que você lerá a seguir foi produzida para um projeto que une a Globo, Fundação Roberto Marinho e parceiros em alerta para os índices de evasão escolar durante a pandemia. Leia com atenção e em seguida responda as questões que se seguem.



Tamo Junto (Não Desista)

Não abandone o seu futuro

Dê duro, lute por ele

(Você não tá sozinho)

Não abandone o seu destino

Só o ensino te leva lá

(Você não tá sozinho)

Não abandone você mesmo

Recarregue pra recomeçar

(Você não tá sozinho)



Agora tá difícil, irmão,

Aprender com escola de mão

Mas vai passar, vai passar

Quem não parar vai chegar lá



Não desista, resista sim

Não desista, desista não

Não desista do seu futuro

Não desista da Educação



Se não dá pra ir pra escola agora

Não deixe a escola ficar longe de você

Ligue, clique, se conecte

Não desista do direito... seu direito de aprender



O mundo parou, parou,

Mas ninguém vai te parar

Tá chato, tá - tá - tá - tá

Tá dureza, tá - tá- tá - tá

Mas uma certeza, tem - tem - tem - tem

Quem não parar vai chegar lá, meu bem



Não desista, resista sim

Não desista, desista não

Não desista do seu futuro

Não desista da Educação



1. Em sua opinião, por que, no período de pandemia, pode haver evasão escolar? (Se não souber o que é evasão, pesquise antes de responder). 


2.  Releia o trecho “O mundo parou, parou / Mas ninguém vai te parar, parar
'Tá chato, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá) / 'Tá dureza, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá)”:

a) Você também considera o ensino remoto “chato”?


b) Em que momentos você pensa assim?


c) Em sua opinião, e dentro das possibilidades da escola, do professor e dos demais alunos, como poderíamos tornar as aulas remotas mais atrativas?


3. O trecho “Quem não parar, vai chegar lá”, mostra que quem não desiste consegue alcançar seus objetivos; logo quem para, não consegue. Levante hipóteses, em sua opinião, o que pode acontecer com quem desiste?

4. A letra de música lida, foi escrita em linguagem coloquial inclusive com o emprego de gíria. Sobre a linguagem escolhida, responda:

a) O que significa no contexto a expressão “Dê duro”?




b) Você já sabe o que é linguagem padrão e coloquial. Agora responda, em sua opinião, por que se utilizou a linguagem coloquial nesta música?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...