Sugestão de vídeo:
A letra de música que você lerá a seguir foi produzida para um projeto que une a Globo, Fundação Roberto Marinho e parceiros em alerta para os índices de evasão escolar durante a pandemia. Leia com atenção e em seguida responda as questões que se seguem.
Tamo Junto (Não Desista)
Não abandone o seu futuro
Dê duro, lute por ele
(Você não tá sozinho)
Não abandone o seu destino
Só o ensino te leva lá
(Você não tá sozinho)
Não abandone você mesmo
Recarregue pra recomeçar
(Você não tá sozinho)
Agora tá difícil, irmão,
Aprender com escola de mão
Mas vai passar, vai passar
Quem não parar vai chegar lá
Não desista, resista sim
Não desista, desista não
Não desista do seu futuro
Não desista da Educação
Se não dá pra ir pra escola agora
Não deixe a escola ficar longe de você
Ligue, clique, se conecte
Não desista do direito... seu direito de aprender
O mundo parou, parou,
Mas ninguém vai te parar
Tá chato, tá - tá - tá - tá
Tá dureza, tá - tá- tá - tá
Mas uma certeza, tem - tem - tem - tem
Quem não parar vai chegar lá, meu bem
Não desista, resista sim
Não desista, desista não
Não desista do seu futuro
Não desista da Educação
1. Em sua opinião, por que, no período de pandemia, pode haver evasão escolar? (Se não souber o que é evasão, pesquise antes de responder).
2. Releia o trecho “O mundo parou, parou / Mas ninguém vai te parar, parar
'Tá chato, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá) / 'Tá dureza, 'tá ('tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá, 'tá)”:
a) Você também considera o ensino remoto “chato”?
b) Em que momentos você pensa assim?
c) Em sua opinião, e dentro das possibilidades da escola, do professor e dos demais alunos, como poderíamos tornar as aulas remotas mais atrativas?
3. O trecho “Quem não parar, vai chegar lá”, mostra que quem não desiste consegue alcançar seus objetivos; logo quem para, não consegue. Levante hipóteses, em sua opinião, o que pode acontecer com quem desiste?
4. A letra de música lida, foi escrita em linguagem coloquial inclusive com o emprego de gíria. Sobre a linguagem escolhida, responda:
a) O que significa no contexto a expressão “Dê duro”?
b) Você já sabe o que é linguagem padrão e coloquial. Agora responda, em sua opinião, por que se utilizou a linguagem coloquial nesta música?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.