sexta-feira, 9 de julho de 2021

SÁBADO LETIVO - ATIVIDADE

 



Videoclipe: https://youtu.be/C7l0AB--I3c


Leia a letra de canção abaixo composta por Emicida e Drik Barbos para responder o que se pede:



Sementes (part. Drik Barbosa)

Se tem muita pressão
Não desenvolve a semente
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir?
É muito triste, muito cedo
É muito covarde
Cortar infâncias pela metade
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo
Crianças não têm trabalho, não, não, não
Não ao trabalho infantil

Desde cedo, 9 anos, era um pingo de gente
Empurrado a fórceps, pro batente
O bíceps dormente, a mão cheia de calo
Treme, não aguenta um lápis, no fundão de São Paulo (puts)
Se a alma rebelde se quer domesticar
Menina preta perde infância, vira doméstica
Amontoados ao relento, sem poder se esticar
Um baobá vira um bonsai, é só assim pra explicar
Que o nosso povo nas periferia
Precisa encher suas panela vazia
Dignidade é dignidade, não se negocia
Porque essa troca leva infância, devolve apatia
E é pior na pandemia
Sobra ferida na alma
Uma coleção de trauma
Fora a parte física
E nóis já tá na parte crítica
Pra que o nosso futuro não chore
A urgência é: Precisamos ser melhores, viu?

Se tem muita pressão
Não desenvolve a semente
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir?
É muito triste, muito cedo
É muito covarde
Cortar infâncias pela metade
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo
Crianças não têm trabalho não, não
Crianças não têm trabalho, não
Não ao trabalho infantil

Com 8 ela limpa casa de família, em troca de comida
Mas só queria brincar de adoleta
Sua vontade, esconde-esconde
Já que a sociedade pega-pega sua liberdade
E transforma em tristeza
Repetiu na escola por falta, ele quer ir mas não pode
Desigualdade é presente e tira seus direitos
Sem escolha: Trabalha ou rouba pra viver
Sistema algoz, que o arrancou da escola
E colocou pra vender bala nos faróis
Em maioria, jovens pretos de periferia
Que tem direito à vida plena
Mas só conhece o que vivencia
Insegurança, violência e medo
Trabalho infantil é um crime e tem cor e endereço
Prioridade nossa é assegurar que cresçam e floresçam
Alimentar a potência delas
A liberdade delas não tem preço
Merecem o mundo como um jardim e não como uma cela

Se tem muita pressão
Não desenvolve a semente (não)
É a mesma coisa com a gente
Que é pra ser gentil
Como flor é pra florir
Mas sem água, Sol e tempo
Que botão vai se abrir? (Me diz)
É muito triste, muito cedo
É muito covarde (muito)
Cortar infâncias pela metade (é quente)
Pra ser um adulto, sem tumulto, não existe atalho
Em resumo (diz)
Crianças não têm trabalho, não, não, não
Crianças não têm trabalho, não
Apenas não ao trabalho infantil

 QUESTÕES


1. Qual o tema da letra de canção?


 

2. Na letra de canção, a flor é comparada a quê? Comente sua resposta. 


 

3. "Crianças não têm trabalho, não, não/ Não ao trabalho infantil". Você concorda com esse trecho? Comente.


4. Leia o trecho: "O bíceps dormente a mão cheia de calo / Treme não aguenta um lápis no fundão de São Paulo".

a) Em sua opinião, a quem se referem esses trechos? Por quê?


b) O trecho refere-se ao trabalho infantil em São Paulo. Onde você mora o trabalho infantil é algo comum? Comente.


 

5. Transcreva aqui um trecho da letra da canção que mostra uma das causas para o trabalho infantil.


 

6. O que significa dignidade e por que essa palavra foi utilizada na letra da canção para referir-se ao tema do trabalho infantil?


7. Sobre a linguagem, observe o trecho “E nóis já tá na parte crítica”.

a) Qual tipo de linguagem foi utilizada na letra da canção?


b) Em sua opinião, por que os compositores escolheram esse tipo de linguagem para a música?


DESEJO A TODOS UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!

FIQUEM COM DEUS!


 


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