As origens da literatura portuguesa: Trovadorismo
A literatura ocidental teve origem na tradição literária greco-romana. Gêneros literários importantes, como a poesia épica e a lírica, a tragédia, a comédia e a sátira, entre outros, surgiram e se desenvolveram na Grécia antiga a partir do século V a.C. Com a expansão do Império Romano, que perdurou até o século V d.C., essa tradição foi difundida por toda a Europa e, em seguida, por todos os países de influência europeia. A maioria das obras posteriores – como as cantigas trovadorescas, que vamos estudar – foi extensão secundária da chamada literatura clássica greco-romana.
Depois da queda de Roma (em 476), na Idade Média, ganharam importância na Europa outros estilos literários, como as hagiografias (descrições da vida dos santos), os contos alegóricos, as crônicas de reis e rainhas (como as do rei Artur e do mago Merlin) e as canções de gesta (longos poemas épicos narrativos).
Entre o final do século XI e início do XII, surge, na Provença, região da atual França, a poesia lírica dos trovadores medievais: a poesia provençal. Eram poemas compostos para serem cantados e, geralmente, falavam do sentimento amoroso. O poeta, ou trovador, compunha a letra e a música. O jogral o acompanhava tocando instrumentos musicais. Geralmente a serviço dos reis e da nobreza, eles tinham de entretê-los com suas canções de amor.
O Trovadorismo
Inspiradas na poesia provençal, as cantigas trovadorescas, que datam aproximadamente do século XII, são consideradas as primeiras manifestações literárias portuguesas. O movimento literário em que elas surgiram ficou conhecido como Trovadorismo.
O idioma usado pelos trovadores de Portugal e da Galícia era o galego-português, do qual se originaram as línguas portuguesa e galega.
A origem da língua portuguesa foi estudada no volume 1, no capítulo 8 da frente Integrando linguagens.
As cantigas trovadorescas eram transmitidas oralmente. Mais tarde, foram divulgadas em cópias e acabaram sendo recolhidas em três importantes antologias, os cancioneiros:
• o Cancioneiro da Ajuda, conjunto de trovas que pertenceu aos jesuítas de Évora (no reinado de Afonso III, no século XIII), encontra-se na Biblioteca da Ajuda;
• o Cancioneiro da Vaticana inclui poesias de Dom Dinis e outros poetas, em um total de 1 205 composições;
• o Cancioneiro da Biblioteca Nacional pertenceu ao humanista italiano Angelo Colocci, e por isso é também conhecido como Cancioneiro Colocci-Brancuti. Está na Biblioteca Nacional de Lisboa e reúne trovadores dos reinados de Afonso III e de Dom Dinis.
Há também o livro das Cantigas de Santa Maria, poesia narrativa escrita em galego-português por Afonso, o Sábio, rei de Castela. Muitas dessas cantigas são de autoria desconhecida.
As cantigas trovadorescas
Em Portugal, as cantigas trovadorescas são classificadas como cantigas líricas, cantigas de amor, cantigas de amigo, cantigas satíricas, cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Cada cantiga tinha sua pauta musical. Além de cantada ou entoada, ela era instrumentada. Os instrumentos eram de corda, de sopro e de percussão: viola (o mais comum), órgão, cítara, harpa, sanfona (sinfonia), alaúde, flauta, trompa, tambor, pandeiro e gaita, entre outros.
As cantigas de amor têm as seguintes características formais e temáticas:
• eu lírico masculino;
• influência das cantigas provençais (originárias do sul da França);
• exaltação das virtudes e da beleza da amada inatingível;
• idealização da mulher, elevada à perfeição;
• predomínio do sentimento amoroso;
• impossibilidade da consumação do amor;
• conflitos vivenciados pelo eu lírico: a amada é casada, ignora o homem que a corteja ou pertence a uma classe social superior;
• vassalagem amorosa, própria do sistema feudal;
• amor cortês;
• presença de um modelo a ser seguido;
• poesia de sociedade, tendo as cortes como cenário;
• o eu lírico masculino evoca a mulher amada usando a forma de tratamento “Minha senhora” (“Mia senhor”, “Mia dona”);
• sensualidade contida.
As cantigas de amigo são originárias da Península Ibérica. Apesar de mais antigas que as cantigas de amor, só foram registradas depois. Suas principais características formais e temáticas são:
• autoria masculina, mas eu lírico feminino: uma camponesa de hábitos simples;
• o eu lírico se dirige ora à mãe, ora à irmã, ora a algum elemento personificado da natureza, ora a si mesmo, para se queixar da ausência de alguém amado;
• as cantigas seguem um modelo, mas são mais variadas quanto à forma e ao tema em relação às cantigas de amor;
• temas predominantes: conflitos vivenciados pelo eu lírico (feminino) por causa da ausência do amado que partiu para a guerra, para uma peregrinação ou viagem marítima;
• o eu lírico refere-se ao amado (forma de tratamento) como amigo (“amico”);
• poesia mais popular;
• o ambiente não é mais a corte, mas a zona rural.
As cantigas satíricas, classificadas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer, criticavam o clero, os vilões, a decadência de alguns nobres, os costumes, a covardia e o adultério, entre outros temas. Por meio dessas cantigas podemos conhecer um pouco da vida social e política da época.
As cantigas de escárnio são sátiras indiretas. Elas se caracterizam:
• pelo uso de palavras ambíguas e de expressões irônicas;
• pelo fato de que sugerem o alvo da sátira, mas não revelam o nome da pessoa a quem se dirige a cantiga;
• pela irreverência e pelo desprezo às normas rígidas da sociedade.
As cantigas de maldizer são sátiras diretas. Elas se caracterizam:
• por revelar o nome da pessoa a quem a sátira é direcionada;
• pela variedade de temas: maledicência, adultério, amores interesseiros ou ilícitos;
• pelo uso de palavras obscenas e carregadas de erotismo.
1.
Qual a origem
da Literatura Ocidental?
2.
Quais outros
estilos literários ganharam importância na Idade Média após a queda de Roma?
3.
O que é Trovadorismo?
4.
Como eram
transmitidas as cantigas trovadorescas?
5.
Sobre os
cancioneiros, comente:
a)
O Cancioneiro
da Ajuda
b)
O Cancioneiro
da Vaticana.
c)
O Cancioneiro
da Biblioteca Nacional.
6.
Quais as
características das Cantigas de Amor?
7.
Quais as
características das Cantigas de Amigo?
8.
Quais as
características das Cantigas de Escárnio?
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