Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ByEm0jpvw7s
Sugestão de vídeo - Soneto: https://youtu.be/CNQmj3-41GA
1. Pesquise o que é soneto e como ele é composto. Anote aqui as informações encontradas.
2. Leia o poema abaixo:
As Pombas
Vai-se a primeira pomba despertada...
Vai-se outra mais... mais outra... enfim dezenas
Das pombas vão-se dos pombais, apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada.
E à tarde, quando a rígida nortada
Sopra, aos pombais, de novo elas, serenas,
Ruflando as asas, sacudindo as penas,
Voltam todas em bando e em revoada...
Também dos corações onde abotoam
Os sonhos, um a um, céleres voam,
Como voam as pombas dos pombais;
No azul da adolescência as asas soltam,
Fogem... Mas aos pombais as pombas voltam,
E eles aos corações não voltam mais.
Registre no caderno a afirmativa que apresenta características desse soneto parnasiano (se tiver dúvidas pesquise-as no Google).
a) Soneto em versos decassílabos, com predominância de descrição e vocabulário seleto.
b) Versos livres, com predominância de narração e ênfase nos aspectos sonoros
c) Versos sem rima, liberdade na expressão dos sentimentos e recorrência às imagens.
d) Soneto com versos livres, exploração do plano imagético e sonoro
e) Soneto com rimas raras, com descrição e presença da mitologia.
3. Há uma equivalência entre os dois quartetos e os dois tercetos do poema. Registre no caderno o outro elemento da comparação com a palavra pombas.
a) A adolescência.
b) Os sonhos.
c) Os corações
d) O envelhecimento
e) A desilusão.
4. Analisando o texto a que o poema compara o voo das pombas?
5. Releia o poema, em sua opinião, por que o poeta escolheu as pombas como objeto do poema?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.