ATIVIDADE DE HOJE
Literatura: leitores e leitura
Marisa
Lajolo
Não
se pode dizer que literatura é aquilo que cada um considera literatura? Por que
não incluir no conceito de literatura as linhas que cada um rabisca em momentos
especiais, como o poema que seu amigo fez para a namorada, mandou para ela e
não mostrou para mais ninguém? Por que não chamar de literatura a história de
bruxas e bichos que de noite, à hora de dormir, sua mãe inventava para você e
seus irmãos? [...]
Esses
textos não têm a mesma cidadania literária que o romance famoso de Gustave
Flaubert (1821-1880) ou de José de Alencar (1829-1877)? [...]
E
discutir literatura é abrir os olhos e ouvidos, e olhar e ouvir em volta, ler
livros, meditar sobre as frases pintadas a spray em
muros e edifícios da cidade, e fazer a eles a pergunta: o que é literatura? [...]
Alguns
livros são muito conhecidos e estão em todas as livrarias, todos conhecem o
nome de quem os escreveu. [...]
Já
outros – muitos e muitos outros – não desfrutam desta festa toda.
Seus
nomes são desconhecidos, suas obras são difíceis de serem encontradas, não
constam das bibliotecas, ninguém fala delas. Eles imprimem às vezes seus
próprios livros e não encontram leitores para além da família e dos amigos mais
próximos.
Em
pequenas comunidades, cantadores, repentistas, contadores de histórias – embora só raramente projetem seus nomes nos circuitos
eruditos das grandes cidades – são amados e respeitados por um
público, que é fiel a eles.
Enquanto
isso, em segmentos modernos e requintados da indústria livreira, livros de
grande sucesso – os best-sellers – podem
ser escritos em uma espécie de linha de montagem, começando a produção da obra
por um levantamento das expectativas do público: tipo de história de que gosta
mais, frequência esperada de cenas de sexo e de violência, cenários e ambientes
preferidos, coisas assim. Com base nesses dados, pode-se escrever um romance sob medida para um certo tipo de público.
Como investimento comercial, livros desse figurino correm riscos mínimos e oferecem
boas perspectivas de retorno financeiro. [...]
Com
formas tão diferentes de produção e circulação de objetos igualmente
denominados literatura,
será que é possível defini-la? Vamos chamar igualmente de literatura os
romances de autores contemporâneos consagrados como Ariano Suassuna e Lya Luft,
poesias de Manoel de Barros ou de Adélia Prado e as produções quase anônimas de
cantadores de feira e autores marginais? Vão para o mesmo saco (de gatos...) best-sellers escritos quase que de encomenda e
requintadas obras de vanguarda que apenas poucos leitores entendem? [...]
Será
que são literatura os poemas adormecidos em gavetas, pastas, fitas, disquetes,
CDs, cadernos e arquivos pelo mundo afora, os romances que a falta de
oportunidade impediu que fossem publicados, peças de teatro nunca lidas nem
encenadas e que jamais encontrarão ouvidos de gente? Será que tudo isso é
literatura?
Pode
ser, pode ser...
E,
se não é literatura, por que não é? Para uma coisa ser considerada literatura
tem de ser escrita? Tem de ser editada? Tem de ser impressa em livro e vendida
ao público? [...]
A
resposta é simples. Tudo isso é, não é e pode ser que seja literatura. Depende do ponto de vista, do significado que
a palavra tem para cada um, da situação na qual se discute o que é literatura.
[...]
LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e
leitura. São Paulo: Moderna, 2001. p.
12-16.
figurino:
modelo, exemplo; tipo, jeito.
1
Registre no caderno a alternativa que
melhor sintetiza o objetivo do texto.
a)
Conceituar literatura de forma objetiva.
b)
Problematizar conceitos de literatura do
ponto de vista da indústria cultural, dos leitores e da tradição.
c)
Valorizar a literatura popular, os
repentistas e os contadores de história.
d)
Mostrar as origens da literatura do ponto
de vista histórico.
e)
Criticar uma certa parcela de leitores que
valoriza best-sellers.
2
Releia a seguinte passagem:
Esses
textos não têm a mesma cidadania literária que o romance famoso de Gustave
Flaubert (1821-1880) ou de José de Alencar (1829-1877)?
a)
A que se refere a expressão Esses
textos?
b)
O que significa a expressão de sentido
figurado cidadania literária?
3
Leia o verbete:
best-seller
[...]
[Ingl.]
Substantivo
masculino
1.
Livro que é um sucesso de livraria, que vende muito.
Dicionário Aurélio Eletrônico –
Século XXI.
a)
Conforme a definição acima, você já leu
algum best-seller?
Qual?
b)
Qual é a opinião da autora do texto sobre
os best-sellers?
c)
Em que trecho do texto ela demonstra esse
ponto de vista?
d) Você concorda com a opinião de Marisa Lajolo a respeito dos best-sellers? Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.