segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Semana 17 - 3º ano - Ensino Médio -UE Prof. Tomaz de Arêa Leão Filho


ATIVIDADES PARA A SEMANA 17 

ATIVIDADE 1: LITERATURA (TERÇA-FEIRA, 25/08)



Hoje continuaremos a estudar poetas portugueses.

Leia o poema do poeta português Mário de Sá Carneiro: 



Além-Tédio



Nada me expira já, nada me vive -
Nem a tristeza nem as horas belas.
De as não ter e de nunca vir a tê-las,
Fartam-me até as coisas que não tive.

Como eu quisera, enfim de alma esquecida,
Dormir em paz num leito de hospital...
Cansei dentro de mim, cansei a vida
De tanto a divagar em luz irreal.

Outrora imaginei escalar os céus
À força de ambição e nostalgia,
E doente-de-Novo, fui-me Deus
No grande rastro fulvo que me ardia.

Parti. Mas logo regressei à dor,
Pois tudo me ruiu... Tudo era igual:
A quimera, cingida, era real,
A própria maravilha tinha cor!

Ecoando-me em silêncio, a noite escura
Baixou-me assim na queda sem remédio;
Eu próprio me traguei na profundura,
Me sequei todo, endureci de tédio.

E só me resta hoje uma alegria:
É que, de tão iguais e tão vazios,
Os instantes me esvoam dia a dia
Cada vez mais velozes, mais esguios...

Mário de Sá-Carneiro, in 'Dispersão'


No poema acima, podemos identificar as principais características da obra de Mário de Sá-Carneiro. São elas, exceto:

a) A obra de Mário de Sá-Carneiro confunde-se com sua vida. Em seus versos, ele expressa uma angústia permanente.

b) A sinestesia, uma das maiores características da escola simbolista, é bastante utilizada por Mário de Sá-Carneiro em suas obras. O escritor lança mão das correspondências sensoriais tanto na poesia quanto na narrativa.

c) A melancolia, o narcisismo, a frustração e o sentimento de abandono, esse último está intimamente relacionado com a morte prematura da mãe de Mário de Sá-Carneiro.

d) Dificuldade em assumir-se como adulto e dificuldades para transpor as barreiras entre realidade e idealidade.

e) O fenômeno da heteronímia é uma das principais características de sua obra. Mário de Sá-Carneiro criou personalidades literárias distintas, entre elas Alberto Caeiro, Bernardo Soares, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, esse último considerado o alterego do escritor.

_____________________________________

ATIVIDADE 2: GRAMÁTICA (QUARTA-FEIRA, 26/08)

Continuaremos analisando o uso das orações subordinadas adverbiais (pág. 234 até 236) em textos:



Como sabemos, as orações subordinadas adverbiais exercem a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal atribuindo-lhe sentidos. Responda:

1.     A oração “Quando se está no topo, todos querem te derrubar” apresenta ambiguidade de sentidos. Explique-os.

2.     Qual a oração principal e a subordinada adverbial do período destacado no anúncio?

3.     Classifique a oração subordinada adverbial presente no período e diga a função que ela desempenha em relação à OP.

_______________________________________________________________________________


ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO TEXTUAL- (QUINTA-FEIRA, 27/08)

Abaixo está transcrito um texto dissertativo de um aluno de 14 anos sob o título Aparência não é tudo. Leia!

Aparência não é tudo

Um dos grandes problemas que jovem enfrenta hoje, não só nas escolas como também na rua onde mora e até mesmo em casa por parte de amigos e familiares são os apelidos devido à sua aparência física, seu modo de falar ou andar.

Esses apelidos são uma forma de violência, de agressão trazendo transtornos para as pessoas envolvidas e futuramente até problemas psicológicos. Nesse caso, o jovem tem tendência a ter uma baixa alto-estima, sentindo-se inferior às outras pessoas. Observa-se, claramente, esse tipo de situação nas escolas, onde muitos estudantes são apelidados e ridicularizados por parte dos colegas. Essa situação acaba causando a exclusão do aluno nos grupos, nas brincadeiras e nas conversas.

Logo, as piadinhas e os apelidos causam humilhação e rejeição para o envolvido e aumenta o ego da pessoa que deu o apelido. Portanto, este tipo de atitude é errônea e de muita falta de educação pois todos são humanos e têm sentimentos.

Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/33031/33031_7.PDF



Baseado no que aprendeu sobre texto dissertativo-argumentativo:

  1. Qual a ideia central (tese) defendida pelo autor?
  2. Você concorda com a tese defendida por ele? Justifique-se.
  3. Quais argumentos ele usa para defender sua tese.

4. Levando em consideração o que aprendeu nas aulas anteriores, quais opiniões, ideias ou argumentos você acrescentaria a esse texto?



Se você tiver acesso ao WhatsApp, entre no grupo da sua turma para enviar as fotos das atividades respondidas. Os alunos que assim o fazem, recebem a correção da atividade e comentários das respostas no mesmo dia. Caso não tenha, continue deixando suas atividades respondidas na escola, pois elas também serão corrigidas! Mas não deixe de estudar e responder as atividades!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...