Hoje continuaremos a estudar poetas portugueses.
Leia o poema do poeta português Mário de Sá Carneiro:
Além-Tédio
Nada me expira já, nada me vive -
Nem a tristeza nem as horas belas.
De as não ter e de nunca vir a tê-las,
Fartam-me até as coisas que não tive.
Como eu quisera, enfim de alma esquecida,
Dormir em paz num leito de hospital...
Cansei dentro de mim, cansei a vida
De tanto a divagar em luz irreal.
Outrora imaginei escalar os céus
À força de ambição e nostalgia,
E doente-de-Novo, fui-me Deus
No grande rastro fulvo que me ardia.
Parti. Mas logo regressei à dor,
Pois tudo me ruiu... Tudo era igual:
A quimera, cingida, era real,
A própria maravilha tinha cor!
Ecoando-me em silêncio, a noite escura
Baixou-me assim na queda sem remédio;
Eu próprio me traguei na profundura,
Me sequei todo, endureci de tédio.
E só me resta hoje uma alegria:
É que, de tão iguais e tão vazios,
Os instantes me esvoam dia a dia
Cada vez mais velozes, mais esguios...
Mário de Sá-Carneiro, in 'Dispersão'
No poema acima, podemos identificar as principais características da obra de Mário de Sá-Carneiro. São elas, exceto:
a) A obra de Mário de Sá-Carneiro confunde-se com sua vida. Em seus versos, ele expressa uma angústia permanente.
b) A sinestesia, uma das maiores características da escola simbolista, é bastante utilizada por Mário de Sá-Carneiro em suas obras. O escritor lança mão das correspondências sensoriais tanto na poesia quanto na narrativa.
c) A melancolia, o narcisismo, a frustração e o sentimento de abandono, esse último está intimamente relacionado com a morte prematura da mãe de Mário de Sá-Carneiro.
d) Dificuldade em assumir-se como adulto e dificuldades para transpor as barreiras entre realidade e idealidade.
e) O fenômeno da heteronímia é uma das principais características de sua obra. Mário de Sá-Carneiro criou personalidades literárias distintas, entre elas Alberto Caeiro, Bernardo Soares, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, esse último considerado o alterego do escritor.
ATIVIDADE
2: GRAMÁTICA (QUARTA-FEIRA, 26/08)
Continuaremos
analisando o uso das orações subordinadas adverbiais (pág. 234 até 236) em textos:
Como
sabemos, as orações subordinadas adverbiais exercem a função de
adjunto adverbial do verbo da oração principal
atribuindo-lhe sentidos. Responda:
1.
A oração “Quando se está no topo, todos querem
te derrubar” apresenta ambiguidade de sentidos. Explique-os.
2.
Qual a oração principal e a subordinada
adverbial do período destacado no anúncio?
3.
Classifique a oração subordinada adverbial
presente no período e diga a função que ela desempenha em relação à OP.
ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO TEXTUAL-
(QUINTA-FEIRA, 27/08)
Abaixo
está transcrito um texto dissertativo de um aluno de 14 anos sob o título Aparência não é tudo. Leia!
Aparência
não é tudo
Um dos grandes
problemas que jovem enfrenta hoje, não só nas escolas como também na rua onde
mora e até mesmo em casa por parte de amigos e familiares são os apelidos
devido à sua aparência física, seu modo de falar ou andar.
Esses apelidos
são uma forma de violência, de agressão trazendo transtornos para as pessoas
envolvidas e futuramente até problemas psicológicos. Nesse caso, o jovem tem
tendência a ter uma baixa alto-estima, sentindo-se inferior às outras pessoas.
Observa-se, claramente, esse tipo de situação nas escolas, onde muitos
estudantes são apelidados e ridicularizados por parte dos colegas. Essa
situação acaba causando a exclusão do aluno nos grupos, nas brincadeiras e nas
conversas.
Logo, as
piadinhas e os apelidos causam humilhação e rejeição para o envolvido e aumenta
o ego da pessoa que deu o apelido. Portanto, este tipo de atitude é errônea e
de muita falta de educação pois todos são humanos e têm sentimentos.
Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/33031/33031_7.PDF
Baseado no que aprendeu sobre texto dissertativo-argumentativo:
- Qual a ideia central
(tese) defendida pelo autor?
- Você concorda com a tese
defendida por ele? Justifique-se.
- Quais argumentos ele usa
para defender sua tese.
4. Levando em consideração o que aprendeu nas aulas anteriores, quais opiniões, ideias ou argumentos você acrescentaria a esse texto?
Se você tiver acesso ao WhatsApp,
entre no grupo da sua turma para enviar as fotos das atividades respondidas. Os
alunos que assim o fazem, recebem a correção da atividade e comentários das
respostas no mesmo dia. Caso não tenha, continue deixando suas atividades
respondidas na escola, pois elas também serão corrigidas! Mas não deixe de
estudar e responder as atividades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.