domingo, 3 de maio de 2020

Semana 4 - 2º ano - Ensino Médio -UE Prof. Tomaz de Arêa Leão Filho

ATIVIDADES PARA A SEMANA 4


REVISÃO DE CONTEÚDOS DO 2º ANO



Clique no link abaixo e será direcionado às questões de




 REVISÃO dos conteúdos estudados: 
👇👇👇👇👇👇




COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA-AS EM SEU CADERNO.

Atenção: Este material é composto por 3 atividades correspondentes aos dias da semana. 


ATIVIDADE 1: LITERATURA (TERÇA-FEIRA, 05/05)


📖Leia o texto abaixo para compreender mais sobre o Barroco nas artes.

O Barroco na Arte

A Coroação da Virgem, do pintor italiano Carraci
O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.
O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Entre a arte barroca de cunho religioso, estão as construções de catedrais, igrejas e capelas. Além do destaque na arquitetura barroca, as artes plásticas também se dedicaram aos temas religiosos, como a produção de esculturas de santos e pinturas de episódios bíblicos. 
Barroco no Brasil
barroco no Brasil foi muito forte no estado de Minas Gerais, principalmente sobre a influência do artista Aleijadinho. Ele se tornou um dos nomes mais conhecidos dentro do movimento, tanto no Brasil quanto em outros países.

O movimento chegou no Brasil pelos colonizadores, e tinha como intenção a difusão da arte sacra e da catequização dos índios. O barroco mineiro teve outro importante nome, que foi Mestre Ataíde, um dos grandes nomes da pintura barroca no Brasil. 

Na música, percebeu-se a preferência do texto e dos afetos sobre a sonoridade. Embora o estilo polifônico e o contraponto da música sacra tenham permanecido, a melodia procurou fontes mais populares.
Com movimento e exuberância formal, as esculturas davam a impressão que tinham vida própria. Elas causavam um grande impacto nos espectadores, sobretudo, pela dramaticidade e teatralidade das expressões.
Com elementos em formas contorcidas e espirais, a arquitetura barroca conferia um efeito de dinamismo. O uso desses elementos nas construções dava a impressão de movimento ascensional. 
As principais características da arte barroca foram:
•    Cultismo e conceptismo;
•    Dualismo e contradições;
•    Exagero e rebuscamento;
•    Complexidade e Obscuridade.
•    Morbidez;
•    Valorização do detalhe.
O Barroco dominou a cena artística durante todo o século XVII e seguiu até as primeiras décadas do século XVIII. O estilo predominou na Europa e na América Latina, porém apareceu em períodos diferentes em cada país.
A arte barroca se destacou nas áreas da pintura, arquitetura, escultura, música e literatura. Os principais artistas desse estilo foram:
• Pintura: Caravaggio (Itália), Giovanni Baglione (Itália), Mattia Preti (Itália), Diego Velásquez (Espanha), Rubens (Alemanha), Frans Hals (Holanda), Jan Vermeer (Holanda), Antoon van Dyck (Bélgica), Manuel de Jesus Pinto (Brasil), José Teófilo de Jesus (Brasil), Mestre Ataíde (Brasil), Eusébio de Matos e Guerra (Brasil), José Joaquim da Rocha (Brasil), Jesuíno do Monte Carmelo (Brasil).
• Arquitetura: Francesco Borromini (Itália), Pietro de Cortona (Itália).
• Escultura: Bernini (Itália), Aleijadinho (Brasil), Agostinho de Jesus (Brasil), Francisco das Chagas (Brasil).
• Literatura: Padre Antônio Vieira (Portugal), Bento Teixeira (Brasil), Gregório de Matos (Brasil).
• Música: Vivaldi (Itália).
Fonte: EducaMais


Agora responda as questões sobre o Barroco. Caso ainda tenha dúvidas, abra seu livro nas páginas 84 até 91. Lá você encontrará mais informações sobre o barroco na arte:


  1. O Barroco surge como uma resposta no campo artístico ao protestantismo, buscando reafirmar os valores católicos, recorrendo principalmente ao uso de imagens e de santos. Entretanto, o barroco se coloca como oposição a outro movimento artístico do século XVI, baseado na racionalidade e na busca da simetria em suas produções artísticas. Assinale a alternativa correta.
a) Classicismo.
b) Modernismo.
c) Renascimento.
d) Romantismo.

2. O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte, sua maior expressão foi:
a) rococó.
renascentismo
b) barroco
c) maneirismo
d) classicismo

3. O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:
a) Há no barroco o surgimento de pinturas e esculturas marcadas por formas retorcidas e tensas.
b) A preocupação do barroco era reforçar o racionalismo e equilibrá-lo com as emoções, e não em criar uma arte mais emotiva e cotidiana.
c) A história e atributos de santos e mártires católicos se viam representados com bastante frequência na pintura, nas esculturas e construções do período, sendo que os elementos eram dispostos de maneira pouco simétrica, assumindo na maioria das vezes uma organização diagonal.

d) A valorização das cores e a contraposição de luzes e sombras tinham grande importância na demonstração dos gestos e estados de espírito do homem.


____________________

ATIVIDADE 2: GRAMÁTICA 
(SÁBADO-16/05)

Assista à videaula sobre conjunções:




✎Agora analise a tirinha e responda as questões abaixo: 


1. Por qual motivo Mafalda aparece zangada na tirinha e joga o livro no chão?
2. Qual o significado da expressão “Estar cheia” na primeira cena?
3.  O que a personagem quis dizer com “O futuro da humanidade não somos nós?”
4. Levando em consideração o contexto, o que ela quis dizer com “carne de imprensa é o que nós somos”?
5. Na pergunta “Somos ou não somos?”, o termo em destaque dá ideia de:
a)      Adição.
b)      Contraste
c)      Alternativa.
d)     Conclusão
e)      Motivo.
  1. Em “Somos ou não somos?”, qual a classificação da conjunção em destaque?
a)      Conjunção coordenada aditiva.
b)      Conjunção coordenada adversativa.
c)      Conjunção coordenada alternativa.
d)     Conjunção coordenada conclusiva.

e)      Conjunção coordenada explicativa. 

____________________________________


ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO DE TEXTO (QUINTA-FEIRA, 07/05)

CARTA ABERTA


A carta aberta representa um dos gêneros textuais cuja principal característica é a argumentação com base em assuntos de interesse coletivo.

A carta aberta integra os gêneros textuais norteados pelo caráter argumentativo, cuja principal característica é permitir que o emissor exponha em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto. Tal gênero, por sua vez, difere-se da carta pessoal, a qual trata de assuntos que dizem respeito somente aos interlocutores nela envolvidos, ao passo que a carta aberta faz referência a assuntos cujo interesse é coletivo, normalmente se referindo a um problema de consenso geral.
Fonte: Brasil Escola

📖Abra seu livro nas páginas 306 e 307. Leia os Textos I, II e III.


✎Responda: 

1.     SOBRE O TEXTO I: Quais atitudes foram adotadas pelo planejamento urbano em Londres para diminuir o tráfego de automóveis por lá?

2.     SOBRE O TEXTO II: Qual tema abordado pelo texto II?

3.     SOBRE O TEXTO III: O texto III apresenta sugestões de medidas para a formação e consolidação de novas centralidades urbanas. Quais são essas sugestões?

___________________________________________


ATIVIDADE PRÁTICA DE EXPRESSÃO 

(SÁBADO 09/05)

·                    Continuação da atividade do sábado passado. Não esqueça de guardar sua atividade de hoje, pois ela será cobrada na volta às aulas presenciais para montarmos uma EXPOSIÇÃO. 


Clique no vídeo abaixo para a explicação👇👇:






____________________


Ao terminar, digite seu nome completo nos comentários abaixo.  Se não souber como fazer, siga os passos:
1º Clique em Postar um Comentário
2º Digite seu nome completo. 
3º Selecione a opção anônimo.
4º Clique em publicar. 
Pronto! 


Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...