sábado, 2 de maio de 2020

Semana 4 - 1º ano - Ensino Médio -UE Prof. Tomaz de Arêa Leão Filho



ATIVIDADES PARA A SEMANA 4



REVISÃO DE CONTEÚDOS DO 1º ANO


Clique no link abaixo e será direcionado às questões da revisão: 
👇👇👇👇





COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA-AS EM SEU CADERNO.



Atenção: Este material é composto por 3 atividades correspondentes aos dias da semana. 





ATIVIDADE 1: PRODUÇÃO DE TEXTO (terça- feira, 05/05)

Gênero Textual: Manifesto

 📖    Leia o texto abaixo para saber mais sobre o gênero textual MANIFESTO.





O TEXTO MANIFESTO


O manifesto situa-se entre os denominados gêneros argumentativos, cujo objetivo é convencer o interlocutor por meio de argumentos considerados aceitáveis. Por meio deste tipo de texto, uma determinada pessoa ou um grupo se posiciona frente a uma problemática, seja ela social, política, cultural ou religiosa.

Características do manifesto
O texto manifesto é uma forma direta e clara de expressar as intenções de um grupo em diversas situações, com o objetivo de impactar a opinião pública, fazendo uso da linguagem persuasiva, isto é, exprimindo argumentos convincentes sobre uma determinada situação.

Pode-se dizer que tal gênero atua como uma espécie de uma denúncia a respeito de um fato que ainda não é conhecido por toda a população, apresentando um caráter político que atrai a opinião pública e estimula uma atitude por parte da população.

A linguagem deve estar de acordo com o público-alvo e é recomendado evitar gírias e palavras de baixo calão. Por tratar-se de reivindicações, este gênero textual apresenta, na maior parte das vezes, os verbos no presente do indicativo ou no imperativo.

O manifesto também pode ser utilizado por grupos artísticos de maneira poética, transformando o protesto em uma ação artística.

A estrutura do manifesto
O manifesto não possui uma estrutura tão rígida quando comparado aos demais gêneros, no entanto, geralmente se apresenta da seguinte maneira:

· Título: Geralmente sintetiza a problemática a ser trabalhada no texto.

· Pode conter subtítulo;

· Corpo do texto: parte mais importante, na qual ficam os argumentos;

· Local, data e assinatura dos manifestantes.

Observe que, para escrever um manifesto, faz-se necessário definir alguns pontos: Qual é o motivo do seu manifesto? Quais são as questões problemáticas que devem ser discutidas? Qual é o público-alvo? O protesto será voltado para o governo, para as mulheres, homens, sociedade em geral, mães, pais, indústria? O autor será apenas você ou um coletivo de trabalho? Tais questões são de extrema importância, pois ajudarão a definir a linguagem e a forma a ser utilizada no texto, a fim de uma comunicação eficiente.

Fonte: Estudo Pático

* Sobre texto lido acima, assinale V ou F para as assertivas abaixo:

a)      (           ) No Manifesto, uma determinada pessoa ou um grupo delas se posiciona firmemente frente a uma problemática de naturezas distintas, sejam elas sociais, políticas, culturais ou religiosas.

b)      (           ) Esse gênero atua como uma espécie de denúncia acerca de um fato.

c)      (           ) A linguagem deve estar de acordo com o público-alvo e é recomendado evitar gírias e palavras de baixo calão.


d)     (           ) Como estrutura, possui o título, pode conter subtítulo, local, data e assinatura, não é obrigatório conter corpo. 



Assista à pequena videoaula sobre o gênero Manifesto:






_____________________________


ATIVIDADE 2: GRAMÁTICA (SÁBADO, 16/05)      


📖Abra seu livro na página 227 e 228 e leia o texto Palavras Emprestadas de Ivan Ângelo cujo tema é o uso de estrangeirismos na Língua Portuguesa. Como o autor explica, estrangeirismos são palavras de outros idiomas que incorporamos à nossa língua através do uso recorrente.

Agora responda a página 288 (da 1ª até a 8ª) sobre o texto Palavras Emprestadas.


_________________________

ATIVIDADE 3: LITERATURA 
(QUINTA-FEIRA, 07/05)

📖A crônica é um gênero textual típico dos séculos XIX, XX e XXI, normalmente sendo encontrada em jornais ou revistas. Dentre os cronistas renomados no Brasil, destaca-se Rubem Braga. Leia a crônica dele Ai de ti, Copacabana (página 106 até 108).

✎Responda apenas as questões de 1 a 5 (pág. 109).

_______________


ATIVIDADE PRÁTICA DE EXPRESSÃO 
(SÁBADO 09/05)

·                    Continuação da atividade do sábado passado. Não esqueça de guardar sua atividade de hoje, pois ela será cobrada na volta às aulas presenciais para montarmos uma EXPOSIÇÃO. 


Clique no vídeo abaixo para a explicação👇👇:






____________________


Ao terminar, digite seu nome completo nos comentários abaixo.  Se não souber como fazer, siga os passos:
1º Clique em Postar um Comentário
2º Digite seu nome completo. 
3º Selecione a opção anônimo.
4º Clique em publicar. 
Pronto! 


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...