segunda-feira, 20 de setembro de 2021

6º ano - 20 de setembro de 2021

                                                                    RELATO PESSOAL 




Um breve relato de seu João Rodrigues sobre São Miguel e adjacências

SINOPSE

Seu João Rodrigues faz uma narrativa de sua própria história, de São Miguel e adjacências.

HISTÓRIA COMPLETA PROJETO MEMÓRIA LOCAL – SÃO MIGUEL PAULISTA – EMEF JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA

ELABORAÇÃO: ALUNOS DA 7ª SÉRIE C

ENTREVISTADO: JOÃO RODRIGUES DA SILVA.

    No dia 09 de setembro de 2006 os alunos da 7ª C da ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA entrevistaram o Sr. JOÃO RODRIGUES DA SILVA. O Sr. JOÃO nos disse que tem 101 anos, mas no registro ele tem 91 anos. Ele tem 57 anos de casado, tem seis filhos. [...] 

    Seu João mora em SÃO MIGUEL PAULISTA desde 1940. Conta ele que SÃO MIGUEL possuía inúmeras plantações, como por exemplo de batata-doce, lá na VILA JACUÍ. Também disse que a MARECHAL TITO ligava SÃO PAULO e RIO. O transporte era só trem e carroça e um homem trazia pão de manhã pra todo mundo e à noite voltava com batata-doce. Não tinha asfalto, era só barro e mato; quando chovia dava enchente e atingia as casas. A casa do seu João é uma das mais antigas do bairro. [...] Disse também que o tempo é relativo em nossas vidas, “nós vivemos cada época e o que não muda é que nós temos sempre que trabalhar. Cada tempo tem suas fases boas e ruins”.

    — Eu prefiro o tempo da brilhantina, brinca seu João.

    Seu João disse também que hoje, a única coisa que falta é dinheiro, pois o bairro está uma maravilha, com condução como ônibus, trem e até feira.

UM breve relato de seu João Rodrigues sobre São Miguel e adjacências. Museu da Pessoa. Disponível em: <http://museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/um-breve-relato-de-seu-joaorodrigues- sobre-sao-miguel-e-adjacencias-47369>. Acesso em: 2 jul. 2018.



Você conheceu o relato pessoal de Bartolomeu Campos de Queirós (pág. 196) e viu que esse gênero reflete a experiência de vida de quem o escreveu. Ler ou ouvir um relato como esse pode sempre nos ensinar algo novo.

Agora leia o relato (pág. 192), copie e responda as questões abaixo:

1.        Sobre o relato, responda:

a)        Quem foi entrevistado?

b)       Quantos anos o entrevistado tem de fato?

c)        Como era a cidade de São Miguel no relato do senhor João Rodrigues?

2.        Comente a frase do senhor João “Cada tempo tem suas fases boas e ruins”.

3.        Seu João fala do “tempo da brilhantina”. Pergunte aos mais velhos que você conhece se sabem que tempo seria esse e responda aqui do que se trata.

4.         Que reclamação o senhor João faz ao final do relato?

5.        Analisando o texto lido e as atividades respondidas no capítulo responda:

a)        O que é um relato pessoal?

b)       Qual a função de um relato pessoal?

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

7º ano - 17 de agosto d 2021


Clique no link abaixo para assistir à animação “Mario de Andrade por Sérgio Pererê: ‘A Serra do Rola-Moça’”: 

https://vimeo.com/212257696

ATIVIDADE DE HOJE

 1. Quais são os recursos usados na animação para contar a história da serra do Rola-Moça?

2. Qual é a diferença entre o poema escrito e essa apresentação dele em relação ao papel de quem narra a história?

3. Que efeito essa diferença causa na animação?

4. Analise a voz do narrador-cantor em relação:

a) ao volume e ao tom. Voz agradável e melodiosa, com mudanças de acordo com o que acontece na narrativa.

b) à velocidade da narração (vagarosa, apressada, difícil de acompanhar...).

c) à variação (modulação) da voz. Há variação; em algumas partes, o narrador fala em vez de cantar.

5. Em sua opinião, a animação foi fiel aos versos em relação aos personagens, cenas, cenário e desfecho? Explique. 

6. Você apreciou a animação? O que mais chamou a sua atenção? 

Bom fim de semana!

Fiquem com Deus!

6º ano - 17 de setembro de 2021

 ATIVIDADE DE HOJE


1. Observem a sequência das falas no diálogo. De que modo esse diálogo contribui para criar o humor
da charge?

2. O diálogo ocorre entre uma pessoa que deseja uma informação e uma para quem se pede a informação a respeito de um endereço. Reconstrua o mesmo diálogo tornando as falas do personagem que responde mais polidas.


3. De que modo ocorre a interação entre as pessoas na representação da cena em relação à:
a) familiaridade entre os interlocutores? 

b) forma de tratamento entre os interlocutores?

4. Em um bairro desconhecido, quais destas formas vocês utilizariam para pedir ajuda a alguém para localizar um ponto de ônibus? 

a) Você sabe onde fica o ponto de ônibus mais próximo?
b) O senhor/A senhora pode me dizer onde é o ponto de ônibus mais próximo?
c) Por favor, poderia me dizer onde fica o ponto de ônibus mais próximo?
d) Quero saber agora onde fica o ponto de ônibus mais próximo.
e) Por favor, gostaria de saber qual é o ponto de ônibus mais próximo.

• Por que vocês escolheriam essas formas? 

5. Que pronome de tratamento vocês usariam ao falar de maneira respeitosa com uma pessoa de mais idade que não conhecem? E com o diretor da escola?


segunda-feira, 13 de setembro de 2021

7º ano - 13 de setembro de 2021

 RECURSOS EXPRESSIVOS 

DATA PARA ENTREGA: NA SEXTA-FEIRA.  

1. Leia o verbete do dicionário Houaiss relativo ao verbo despenhar.



a) Com qual desses sentidos o verbo despenhar foi utilizado no poema? Justifique sua resposta com um verso do texto.
b) A escolha de utilizar se despenhou em vez de se jogou ou se arremessou pode ser considerada acidental? Explique.

2. Compare agora estes dois versos.
Fragmento 1
Vieram na vila casar.
Fragmento 2
E os risos também casavam
O verbo "casar" foi utilizado com o mesmo sentido nos dois versos? Explique sua resposta.

3. Releia esta estrofe.
As tribos rubras da tarde
Rapidamente fugiam
E apressadas se escondiam
Lá embaixo nos socavões
Temendo a noite que vinha.
a) Qual é o sentido do adjetivo rubras nesses versos?

b) O poema relaciona esse adjetivo à palavra tribos, que pode ser entendida como grupo de nuvens. Considerando esse significado, que associação pode ser feita entre as duas palavras?

c) Que função essa associação tem no conjunto do poema? Explique sua resposta. 

4.  Releia agora esta estrofe.
Porém os dois continuavam
Cada qual no seu cavalo
E riam. Como eles riam!
E os risos também casavam
Com as risadas dos cascalhos
Que pulando levianinhos
Da vereda se soltavam
Buscando o despenhadeiro.
a) O clima de suspense e tensão criado na estrofe acima não se estende aos jovens, sendo atribuído somente à natureza. Qual é a palavra que indica essa contradição? 

b) Nessa estrofe, utiliza-se a personificação. Em que versos ela ocorre? Justifique sua resposta.

c) Há outro momento do poema em que aparece essa mesma figura de linguagem. Identifique-o e explique que efeito ela cria no poema.



6º ano - 13 de setembro de 2021

 Recursos expressivos

1. Em um relato pessoal, as formas verbais estão, geralmente, no passado e, às vezes, no presente. 

• No texto, há trechos em que são usados verbos no presente do indicativo. Localize no texto e transcreva aqui. Por que eles ocorrem?

2. É possível perceber dois modos de narração no relato.

I. Os momentos em que o autor conta os fatos já ocorridos no passado.

II. Os momentos em que o autor reflete sobre suas lembranças.

Para cada fragmento do texto, indique, no caderno, se ele expressa o momento I ou o momento II.

Veja um exemplo.

Meu coração entra em desassossego sempre que penso naquele lugar. II

Eu me assentava na primeira carteira. I

a) [...] ela passeava a régua sobre o mapa nos falando de ilhas, de mares, de montanhas [...]. 

b) Eu me sentiria só, diante da carta do mundo, se Dona Maria Campos não estivesse do meu lado [...]. 

c) Nas aulas de Aritmética, a professora nos ensinava a dividir as dúzias de bananas, as dúzias de ovos [...]. 

d) Minha memória sempre me leva a visitar minha primeira sala de aula. 


3. Releia estes trechos e observe a sequência dos fatos relatados.

I. E quando a professora desenrolava o mapa do mundo e prendia no prego da parede, dois ouvidos pareciam poucos.

II. Depois, ela passeava a régua sobre o mapa nos falando de ilhas, de mares, de montanhas e de outros povos que já viviam antes de nós.

III. E quando a tarde anunciava o fim da aula, Dona Maria se assentava.

IV. Depois – sim – depois a gente pegava o caminho, de terra, com o coração já frio de saudades do dia seguinte. E na noite, durante o sono, nem era preciso mais sonhar.

Nesses trechos, quais são as palavras ou expressões que indicam a sequência na ordem dos fatos? Anote-as aqui. 


4. Releia agora estes trechos.

Estar perto da professora era poder apanhar seu giz quando caía, ou apagar, com pesar, o quadro

para outras lições.

E quando a professora desenrolava o mapa do mundo e prendia no prego da parede, dois ouvidos

pareciam poucos.

a) Nesses trechos, qual é a palavra que expressa tempo? 

b) Por que é comum aparecer essa palavra em relatos?


sexta-feira, 3 de setembro de 2021

7º ano - 03 de setembro de 2021

 A aula de hoje será somente a entrega do VIDEOPOEMA! 
Vocês têm até as 16h para isso. 
Estou aguardando. 

6º ANO - 03 DE SETEMBRO DE 2021

Modo verbal: Imperativo
https://youtu.be/zlkG6Jgy74s

ATIVIDADE DE HOJE

* Leia a tirinha:

a) Releia a fala do primeiro quadrinho. Você sabe o que significa a expressão “memória de elefante”?


b) No segundo quadrinho, você sabe por que o outro elefante reconhece Dumbo? Se não souber,
pesquise quem é o Dumbo e depois responda. 

c) Considerando o segundo quadrinho, o uso do adjetivo incrível, no primeiro quadrinho, representa
um elogio ou uma zombaria? Justifique.


2. No segundo quadrinho, releia a fala do elefante à esquerda e observe as formas verbais empregadas.


• O imperativo pode expressar recomendação, ordem, pedido, convite ou proibição. Nesses dois enunciados, o que a fala do personagem expressa?


3. Leia um trecho de uma matéria jornalística sobre a escrita dos sumérios.

Conheça os primeiros escritos da história e descubra seu significado Graças a seu alfabeto, sumérios foram os primeiros a gerenciar a economia A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios há mais de 5 mil anos. Os primeiros documentos escritos com este alfabeto foram encontrados em 1929, pelo arqueólogo alemão Julius Jordan, mas permaneceram um mistério até a arqueóloga francesa Denise Schmandt--Besserat descobrir o que parte dos sinais significava.
[...]
A arqueóloga, contudo, foi além e descobriu algo que revolucionou a visão que hoje temos desse alfabeto: Schmandt-Besserat entendeu que a escrita registrava o ir e vir de algumas peças e, logo, entendeu que nas tábuas não estavam obras literárias ou leis, mas contas e contratos.
[...]
[...] Com isso os sumérios também criaram uma forma de lidar com obrigações e planos a longo prazo, além de terem sido pioneiros da matemática escrita e do gerenciamento da economia.

VIGGIANO, Giuliana. Conheça os primeiros escritos da história e descubra seu significado. Galileu, 12 maio 2017. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/ noticia/2017/05/conheca-os-primeiros-escritos-da-historia-e-descubra-seu-significado.html>. Acesso em: 13 jun. 2018.

a) De acordo com a matéria, por que a invenção do alfabeto permitiu aos sumérios lidar com atividades comerciais?

b) No título da chamada, as formas verbais expressam certeza, possibilidade ou convite? Explique sua resposta.

c) Que relação você percebe entre o emprego dessas formas verbais e a função das chamadas em uma matéria jornalística?


4. Leia estas dicas que constam do site do Parque de Foz do Iguaçu, no Paraná.

RECOMENDAMOS

▸ Beba muita água para hidratar-se;

▸ Use sempre o protetor solar;

▸ Para evitar os insetos, passe frequentemente repelente;

▸ Utilize capas de chuva. Nas Cataratas há constantemente uma leve garoa;

▸ Use roupas e calçados apropriados para a caminhada.

CATARATAS do Iguaçu S.A. Recomendamos.

Disponível em: <www.cataratasdoiguacu.com.br/cataratas-do-iguacu-sa/mapa>. Acesso em: 20 abr. 2018.

a) A que outras fontes se pode recorrer para obter informações sobre um passeio? 


b) Das recomendações dadas no site, em sua opinião, qual é a mais importante?


c) Qual modo verbal predomina nessas recomendações e por que ele foi utilizado?


Bom final de semana! 

Fiquem na paz do Senhor Jesus!

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...