Aula de hoje: Concordância nominal
🤓 Por favor, assista à videoaula antes de responder a atividade:
ATIVIDADE DE HOJE
1. Leia este trecho, do autor angolano Ondjaki, em uma narrativa que fala de lembranças da infância.
[...]
No dia seguinte havia comício no largo 1º de Maio. A concentração era na minha escola Aplicaçãoe Ensaios, às 7h da manhã. A minha mãe mandou-me ir preparar a farda.Camisa azul-clarinha, calção azul-escuro. Tudo limpinho e engomado. Cheirava àquela naftalinaboa que trazia cheiros de antigamente. É um bocadinho assustador, mas mesmo quando somoscrianças o antigamente já fica lá longe.[...]ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2015. p. 73. © by Ondjaki.
a) Qual é a emoção que o narrador sente ao resgatar a lembrança desse momento de sua infância?
b) Observe a descrição da farda do personagem, o uniforme usado na escola. Dos adjetivos empregados, quais indicam características físicas e quais expressam intensidade e afetividade em relação ao conjunto da farda?
c) Quais são as palavras que acompanham os substantivos camisa e calção ou se referem a eles? Qual é a correspondência de gênero e de número que se estabelece entre esses termos? Justifique.
2. Leia a tira a seguir.
a) O sapo ocupa o centro dos três quadrinhos, mas é possível perceber, pelos balões, que há mais de um interlocutor. Identifique-o e explique de que modo o contexto ajudou você a chegar a essa conclusão.
b) Sapos se alimentam de grilos. De que modo esse conhecimento cria o humor da tira?
c) Volte à tirinha. Com quem concorda cada palavra abaixo:
I. quanta
II. tantos
III. esse
IV. vermelha
V. um, imenso
3. O uso da concordância nominal assegura uma construção do texto de acordo com a norma-padrão. Leia estas informações publicadas em uma revista digital especializada em fauna e flora e observe o uso da concordância nominal.
Cervo-do-pantanal[...] É o maior cervo da América do Sul e o maior das três espécies que ocorrem no Brasil. Os machos adultos chegam a pesar 150 quilos. Tem coloração avermelhada, pernas pretas e galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste.[...]Tem hábitos noturnos, arisco, ele prefere sair à noite, até as clareiras e em grupos, para alimentar-se de capim, juncos e plantas aquáticas. [...]
CERVO-do-pantanal. G1. Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.
globo.com/fauna/mamiferos/NOT,0,0,1223081,Cervo-do-pantanal.aspx>.
Acesso em: 8 maio 2018.
a) Qual é a relação entre o nome dessa espécie de cervo e o habitat onde ele vive? Quais são os elementos da imagem, da legenda e do texto que confirmam sua resposta?
b) Observe os adjetivos destacados. Por que, em uma revista especializada como essa, é importante
o uso de adjetivos que se referem ao nome e aos hábitos do animal descrito?
c) Observe os substantivos destacados no trecho.
Tem coloração avermelhada, pernas pretas e galhada bifurcada, com cinco pontas em cada haste.
I. Substitua as palavras em destaque por pelo, perna e chifres, respectivamente. Anote no caderno
como esse trecho ficaria. O que ocorre com as palavras que se referem aos substantivos?
II. Há alteração de sentido no trecho com as palavras trocadas? Justifique.
4. Leia o anúncio a seguir, presente em um outdoor.
a) Um anúncio outdoor combina linguagem verbal e não verbal. Quais são os recursos não verbais empregados nesse anúncio?
b) Nesse anúncio, de que forma o texto verbal “Um simples gesto. Uma grande diferença” se relaciona com a imagem?
c) No caderno, reescreva o texto do anúncio trocando a palavra gesto por atitude e a palavra diferença por resultado. Em seguida, reflita sobre os ajustes de concordância que você fez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.