sexta-feira, 28 de maio de 2021

6º ano - 28 de maio de 2021

Aula de hoje: mas/mais
Atividade de hoje


* ANTES DE COMEÇAR ASSISTA AOS VÍDEOS PROPOSTOS





1. Qual é a diferença de uso entre as palavras mas e mais? Leia o provérbio a seguir e diga qual deles está escrito da forma correta.

Faça o que eu digo, mais não faça o que eu faço.
Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.


 * Por que a outra forma está incorreta?


2. Leia os títulos de algumas notícias.

I. Amazônia tem mais 381 novas espécies, aponta WWF

AMAZÔNIA tem mais 381 novas espécies, aponta WWF. Só Notícia Boa, 4 set. 2017. Disponível em: <www.sonoticiaboa.com.br/2017/09/04/amazonia-tem-mais-381- novas-especies-aponta-wwf/?fullnews=display>. Acesso em: 10 abr. 2018.

II. Superlua se foi, mas chuva de estrelas cadentes continua.

SUPERLUA se foi, mas chuva de estrelas cadentes continua. Só Notícia Boa, 12 dez. 2016. Disponível em: <www.sonoticiaboa.com.br/2016/12/12/superlua-se-foi-mas-chuvade-estrelas-cadentes-continua/>. Acesso em: 10 abr. 2018.

a) Compare os títulos e indique no caderno: Qual apresenta ideia de maior quantidade e qual indica oposição?


b) Observe, nos títulos, as formas mas e mais e responda: Uma poderia ser usada no lugar da outra e vice-versa? Por quê?


3. Leia estas informações sobre alguns animais que vivem na Amazônia. Em cada frase, foi suprimido um mas (oposição) ou um mais (aumento, soma). No caderno, anote cada frase em que a palavra deveria ocorrer, completando seu sentido.

a) Macaco-aranha-de-cara-preta

[…] Formam grandes grupos sociais ( ______de 30 indivíduos) que ocupam preferencialmente
os níveis superiores do dossel e nas árvores emergentes.
[…]
Disponível em: <http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/fauna/mamiferos/NOT,0,0,1223195, Macaco-aranha-de-cara-preta.aspx>. Acesso em: 10 abr. 2018.


b) Boto-cinza
[...]
Para se orientar ou mesmo localizar objetos, faz uso de som e eco, através de um biossonar.
Tem __________ de 30 sons diferentes. Tanto que o “dialeto” desta espécie está sendo decifrado lentamente.
[…]

4. Classifique o processo de formação de palavras abaixo em DERIVAÇÃO ou COMPOSIÇÃO:
a) Infiel.
b) entardecer. 
c) cachorro-quente 
d) pé-de-moleque 

5. Analise as palavras abaixo e veja se a composição se dá por  JUSTAPOSIÇÃO ou por AGLUTINAÇÃO:
a) boquiaberta AGLUTINAÇÃO
b) planalto AGLUTINAÇÃO
c)beija-flor JUSTAPOSIÇÃO 
d) pé-de-moleque 
JUSTAPOSIÇÃO 


 



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