segunda-feira, 12 de abril de 2021

6º ano -12 de abril de 2021

*Aula de hoje: Carta de reclamação (continuação)* .



*Leia a carta de reclamação reproduzida abaixo*

Wanel Ville

 

31/12/17 | Equipe Online - online@jcruzeiro.com.br 


A central de atendimento ao munícipe, que funciona através do canal 156, deixou há muito de ser uma via de atendimento eficiente aos cidadãos.



Em reclamação feita a respeito do mato alto e abundante que toma conta da área pública da Prefeitura, localizada na rua Paulina Bersani Migliori, no Wanel Ville IV (que traz muitos problemas de animais peçonhentos e segurança pública aos moradores), a resposta foi que "seria realizada uma vistoria técnica no local, para avaliarmos as necessidades no prazo de 90 dias".

corre que faz meses que as mencionadas áreas não são roçadas pela Prefeitura, encontrando-se em completo estado de abandono.



Ademais, não faltam reclamações dos munícipes a respeito da mencionada rua. Durante a realização de terraplenagem para a construção de um condomínio na avenida José Caetano Graziosi, a circulação intensa de caminhões e maquinário pesado ocasionou um buraco imenso no pavimento asfáltico na rua José Abel Buckart, o que cada dia fica pior. Neste caso, foi obtida a resposta que "se encontra cadastrada a reclamação no banco de dados e será inserida na programação".



Em suma, o munícipe do bairro somente é lembrado para a cobrança de tributos, porém quando precisa do serviço público é obrigado a tolerar respostas que indicam que sabem do problema, contudo sem prazo algum para a solução do mesmo.



Tomo a liberdade de sugerir à municipalidade, que tanto gosta de reforçar a escassez dos recursos públicos, que afetam diretamente a qualidade e a periodicidade da prestação do serviço público, que passe a economizar verbas com a contratação de assessores.



LUCIANO FERNANDES



ATIVIDADE DE HOJE
Copie e responda as questões a seguir

 

Agora responda o que se pede:

1. Após a leitura do texto, responda às questões a seguir.

a) Você já tinha lido uma carta de reclamação como essa? Se sim, onde?


 

2. Considere o primeiro parágrafo do texto.

a) Esse trecho introduz o assunto com uma afirmação. Qual é ela?

b) Qual é a intenção do autor da carta ao fazer essa afirmação?

 

3. Anote no caderno quais dos problemas a seguir são relatados pelo autor da carta sobre o bairro.

a) O mato alto e abundante em uma área pública da Prefeitura.

b) A escassez de verbas para contratar mais assessores.

c) A existência de um buraco imenso em uma rua do bairro.

d) A via de atendimento aos cidadãos pelo canal 156 deixou de existir.

e) O longo prazo para a resolução dos problemas apontados.

 

4. Qual foi a atitude tomada pelo autor diante dos problemas presentes no bairro?

 

5. Analise o motivo da carta de reclamação.

a) Por que o autor da carta a enviou para o site de notícias?

b) Com qual intenção o autor escolheu o site para sua reclamação?

 

6. Vá para a próxima questão.

 

7. Nas cartas pessoais, comerciais, de reclamação, entre outras, alguns elementos são importantes, como a data e o local de onde se escreve, a saudação a quem ela é dirigida, o conteúdo da mensagem, a despedida e o nome de quem escreve. Releia a carta de reclamação e observe os elementos que a compõem.

a) Quais dos elementos citados não aparecem na carta de reclamação que você leu?

b) Em sua opinião, por que isso aconteceu?

c) Que outros elementos você observa na carta de reclamação lida?


ENTREGAR NA SEXTA-FEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...