O Relato Pessoal é uma modalidade textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. Nesse tipo de texto, podemos sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.
Leia o conteúdo presente no link: https://www.todamateria.com.br/relato-pessoal/
ATIVIDADE DE HOJE
COPIAR PERGUNTAS E RESPOSTAS.
NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO.
Trecho de Relato Pessoal Escrito da Artista Plástica Martha Cavalcanti Poppe
“Meu nome é Martha Cavalcanti Poppe, nome de casada, eu nasci no dia 16 de abril de 1940 no Rio de Janeiro. Meus pais se chamam Carmem Cordeiro Cavalcanti, de Pernambuco, e Fernando de Lima Cavalcanti, também de Pernambuco, minha família toda é de Pernambuco, eu é que nasci aqui por acaso. A família da minha mãe é Pernambuco, mas ela tinha origens mais ancestrais, cearenses, mas a família toda era de Pernambuco, e do meu pai, o meu pai era de uma família de usineiros pernambucanos, e eles, quando vieram aqui para o Rio, quando saíram de Recife vieram para o Rio para tentar uma nova vida.
Nunca tive muito contato com os meus avós, por causa das idades, minha relação era muito íntima, muito ligada aos meus pais, e quando eu fiz mais ou menos oito anos, desde seis anos de idade que maior prazer sempre foi desenhar, eu comecei a aprender a pintar com uma pintora impressionista brasileira chamada Georgina de Albuquerque.
Quando eu fiz 17 anos é que eu fiquei muito, fiquei interessada em fazer a Belas Artes e sempre tive muito apoio dos pais em relação a isso, meu pai era um desenhista, desenhava muito bem, a minha mãe, ela bordava, costurava e também tinha muito talento para desenho, eles sempre foram muito ligados a essa parte artística.” Como você aprendeu, o relato pessoal apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento na vida de uma pessoa. Agora responda o que se pede abaixo sobre o relato pessoal da artista plástica Martha Cavalcanti Poppe:
1. Quem é a narradora do relato? 2. Veja o trecho e assinale a resposta correta: "A família da minha mãe é de Pernambuco, MAS ela tinha origens mais ancestrais, cearenses, MAS a família toda era de Pernambuco". Sobre as palavras em destaque, assinale a alternativa que justifica o emprego desses termos:
a) É comum o emprego de palavras repetidas na linguagem oral e o relato acima foi transcrito a partir de uma entrevista.
b) A narradora do relato não era uma pessoa escolarizada, por isso o relato apresenta repetições de palavras.
III. Caráter subjetivo.
III. Caráter subjetivo.
c) As repetições empregadas no relato acima estão adequadas à gramática.
d) A narradora confundiu o uso de MAS/MAIS no seu relato pessoal.
3. Relacione a primeira e a segunda coluna:
I. Textos narrados em primeira pessoa.
II. Verbos no presente.
IV. Verbos no pretérito.
( ) "minha família toda é de Pernambuco".
( ) "minha família toda é de Pernambuco".
( ) "eu nasci no dia 16 de abril de 1940 no Rio de Janeiro".
( ) "fiquei interessada em fazer a Belas Artes".
( ) "o meu pai era de uma família de usineiros pernambucanos"
4. Sabendo que o relato pessoal narra fatos de caráter subjetivo, o que a narradora relata de pessoal?
5. Coloque V ou F para as afirmativas relacionadas ao texto:
a) A narradora desenvolveu gosto pela arte a partir de seus 8 anos. ( ) b) Martha Poppe é pernambucana, assim como seus pais. ( )
5. Coloque V ou F para as afirmativas relacionadas ao texto:
a) A narradora desenvolveu gosto pela arte a partir de seus 8 anos. ( ) b) Martha Poppe é pernambucana, assim como seus pais. ( )
c) Dona Carmem Cordeiro Cavalcanti é descendente de cearense. ( )
d) Pode-se afirmar que o talento da narradora foi influenciado pelas habilidades de seus pais. ( )
Você concluiu a atividade de hoje!
Até sexta-feira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.