terça-feira, 24 de novembro de 2020

24/11/2020 - 6º C

 EMEF DOM. LIZETE DE OLIVEIRA FARIAS

DISCIPLINA: L. PORTUGUESA - PROFESSORA: PATRÍCIA SANTOS

ALUNO (A): _________________________________________

DATA: ____/_____/______ 


Aula de hoje: coesão textual 


ENTREGAR ATÉ O FINAL DO NOSSO HORÁRIO, ATÉ AS 4h

   

Hoje estudaremos os elementos que fazem a coesão no texto.

A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.



Assista à videoaula da professora Pamba postada no grupo!



Atividade 

1. (Não precisa copiar o texto) Complete o texto com as palavras do quadro abaixo de forma que o texto fique compreensível, ou seja, coeso. 


Muito suor, pouca descoberta 

(Super for Kids, nº 1) 

O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. _________não pense em Indiana Jones, bandidos e tesouros. É verdade _________ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares excitantes, como pirâmides e ruínas. _______as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios, __________ ___________ identificam a importância das coisas que acharam nos sítios arqueológicos. _____________, é preciso persistência para encarar a profissão, ___________ os resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando sem fazer grandes descobertas. No Brasil, é necessário fazer pós-graduação, ____________não há faculdade de Arqueologia. ___________, é preciso gostar de viver sem rotina, ______________o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história. 


porque – mas – eles – pois – portanto – mas – além disso – que – porque – quando


 Ligue as informações abaixo, tornando-as uma só frase. Para uni-las você deve usar as palavras do quadro abaixo. 


mas - porém - então - e - portanto - assim - logo - porque - pois - contudo 


Estava chovendo. Resolvi não sair.  


a) Fui à escola. Não levei meu caderno. Prestei atenção nas explicações. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

 b) Pratiquei exercícios físicos. Fiquei todo suado. Me senti muito bem. 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Não quero comer. Não gosto de verduras. Não ficarei com fome. 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Que palavra aparece piscando no meio do vídeo?

__________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...