EMEF DOM. LIZETE DE OLIVEIRA
FARIAS
DISCIPLINA: L. PORTUGUESA -
PROFESSORA: PATRÍCIA SANTOS
ALUNO (A):
_________________________________________
DATA: ____/_____/______
Aula de hoje: Ortografia: regras de acentuação das paroxítonas e
proparoxítonas (revisão)
Vídeo 1
Atividade de hoje
Copiar perguntas e respostas
Entregar até o final do horário.
* Leia a tirinha abaixo:
1. Inicialmente, que expectativas o leitor tem ao ler a primeira fala da mãe cobra?
2. Existe uma diferença muito grande entre o que dizemos e nossa verdadeira intenção comunicativa:
a) O que a mãe cobra quis dizer com "Você e sua mãe estão de parabéns! Vocês são muito organizados"?
b) Como você chegou à conclusão da alternativa anterior?
3. Segundo informações do vídeo 01, classifique as palavras retiradas da tirinha quanto à tonicidade delas. Veja o exemplo:
MODELO
a) Karatê - OXÍTONA
b) Você -
c) Irmã -
d) Parabéns -
4. Seguindo orientações do vídeo 02, explique porque as palavras abaixo devem ser acentuadas conforme as regras do vídeo. Veja o exemplo:
MODELO
a) Jóquei - acentuam-se todas as paroxítonas terminadas em ditongo.
b) Lâmpada -
c) Fácil -
d) Tríceps -
Envie suas respostas antes das 4h de hoje.
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