terça-feira, 17 de novembro de 2020

17/11/2020 - 6º ano C


EMEF DOM. LIZETE DE OLIVEIRA FARIAS

DISCIPLINA: L. PORTUGUESA - PROFESSORA: PATRÍCIA SANTOS

ALUNO (A): _________________________________________

DATA: ____/_____/______ 


Aula de hoje: Ortografia: regras de acentuação das paroxítonas e proparoxítonas (revisão)

Vídeo 1



Atividade de hoje

Copiar perguntas e respostas 
Entregar até o final do horário.  

* Leia a tirinha abaixo: 






1. Inicialmente, que expectativas o leitor tem ao ler a primeira fala da mãe cobra?

2. Existe uma diferença muito grande entre o que dizemos e nossa verdadeira intenção comunicativa: 

a) O que a mãe cobra quis dizer com "Você e sua mãe estão de parabéns! Vocês são muito organizados"?

b) Como você chegou à conclusão da alternativa anterior?

3. Segundo informações do vídeo 01, classifique as palavras retiradas da tirinha quanto à tonicidade delas. Veja o exemplo:

MODELO
a)   Karatê - OXÍTONA
b) Você -
c) Irmã - 
d) Parabéns - 

4. Seguindo orientações do vídeo 02, explique porque as palavras abaixo devem ser acentuadas conforme as regras do vídeo. Veja o exemplo:

MODELO
a) Jóquei - acentuam-se todas as paroxítonas terminadas em ditongo. 
b) Lâmpada - 
c) Fácil - 
d) Tríceps - 

Envie suas respostas antes das 4h de hoje. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...