Boa tarde, meus queridos!!!
Como estão todos?
Não deixem de estudar, fazer as atividades com capricho e enviar uma foto nítida dela respondida para o grupo, certo???
Aula de hoje: tipos de narrador e foco narrativo
Assista à videoaula:
Se não conseguir ver o vídeo, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bVeQLpuBpDc
Copiar perguntas e respostas.
Não precisa copiar o texto!
ATIVIDADE
* Leia o texto abaixo para responder o que se pede:
O Meu Segredo
Ontem, antes de dormir, lembrei de uma história de quando eu era pequeno e a gente morava na casa de minha tia, no subúrbio. Não sei se foram meses ou anos, pareceu um tempo bem comprido. Se não fossem as implicâncias de minhas primas, até que eu teria sido feliz lá, por causa do quintal e do jardim.
Quando ficava sozinho, fugia para o fundo do quintal e brincava de uma porção de coisas bacanas: de Tarzan, de explorador, de geólogo – só que naquele tempo eu não sabia que chamava assim. O que eu gostava mais era de subir nas árvores. Um dia, descobri um ninho de bem-te-vi num galho baixo da mangueira. Fiquei todo feliz quando o ninho se encheu de ovos. . . Era o meu segredo. Até me levantava cedo, para olhar o ninho, se os passarinhos tinham nascido. Um dia, as pestes das minhas primas descobriram o meu segredo, e, só de implicância, desmancharam o ninho e quebraram os ovinhos. Perdi a cabeça, com aquela malvadez, tanto mais que elas começaram a zombar, com risonhos e cochichos, e a me provocar. Como a casa era delas, se sentiam mais fortes. Tive vontade de bater, mas a raiva era tanta que era capaz de machucar de verdade. Levei dois dias curtindo minha raiva, quase não comia nem dormia direito, pensando numa vingança, mas não achava nada. De repente me lembrei: elas tinham uma coleção de bonecas de plástico que adoravam, davam banho, vestiam, dava comidinha. Peguei todas as bonecas, levei pro fundo do quintal e botei fogo . . . Nem quero saber o que aconteceu . . . Mas não me arrependi . . .
(Maria Alice do Nascimento e Sílvia Leuzinger. O diário de Marcos Vinícius.)
Antes de começar a atividade, observe que este conto é bem simples e fácil de compreender, VOCÊ TAMBÉM PODE SER UM ESCRITOR. BASTA TREINAR!!!
1. No texto “O meu segredo”, o narrador é personagem ou observador? Justifique sua resposta.
2. O narrador do texto lembra-se de uma história
a) Quando aconteceu a história?
b) Onde aconteceu?
3. Qual o segredo tinha o narrador que dá nome ao
conto?
4. Ao descobrirem o segredo do narrador-personagem, o que as
suas primas fizeram?
5. O narrador acompanhava atentamente o ninho de bem-te-vi. Que
frase do texto informa isso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.