terça-feira, 29 de setembro de 2020

Semana 22 - 3º ano - Ensino Médio -UE Prof. Tomaz de Arêa Leão Filho

ATIVIDADE 1: LITERATURA (TERÇA-FEIRA, 29/09) 





Agora que você já estudou sobre a obra Macunaíma, que tal responder umas questões sobre ela?

01. (MACKENZIE) “Chamado de rapsódia por Mário de Andrade, o livro é construído a partir de uma série de lendas a que se misturam superstições, provérbios e anedotas. O tempo e o espaço não obedecem a regras de verossimilhança, e o fantástico se confunde com o real durante toda a narrativa.

A afirmação faz referência à obra:

a) O rei da vela.

b) Calunga.

c) Macunaíma.

d) Memórias sentimentais de João Miramar.

02. (UFC) Macunaíma – obra-prima de Mário de Andrade – é um dos livros que melhor representam a produção literária brasileira do presente século. Sua principal característica é:

a) traçar, como no Romantismo, o perfil do índio brasileiro como protótipo das virtudes nacionais.

b) Ser um livro em que se encontram representados os princípios que orientam o movimento modernista de 22, dentre os quais o fundamental é a aproximação da literatura à música.

c) Analisar, de modo sistemático, as inúmeras variações sociais e regionais da língua portuguesa no Brasil, destacando em especial o tupi-guarani.

d) Ser um texto em que o autor subverter, na linguagem literária os padrões vigentes, ao fazer conviver, sem respeitar limites geográficos, formas linguísticas oriundas das mais diversas partes do Brasil.


e) Exaltar, de forma especial, a cultura popular regional, particularmente a representativa do Norte e Nordeste brasileiro.
______________________________

ATIVIDADE 2: GRAMÁTICA (QUARTA-FEIRA, 30/09)


Leia a seção Panorama (pág. 243 e 244 – somente até as orações adjetivas restritivas) para
responder as questões de 1 até 3 (pág. 246).
_____________________________

ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO TEXTUAL (QUINTA-FEIRA, 01/10)

COMPETÊNCIA 3: o candidato deve selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista/tese. Assim, é importante que o candidato apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta. A competência 3 avalia a inteligibilidade do texto e a coerência entre as ideias apresentadas, então o aluno precisa apresentar uma visão sistêmica quanto à organização textual. Para isso, é preciso que o texto obedeça à uma estrutura que apresente na introdução o tema, o enfoque temático e a tese; desenvolvimento que aponte estratégias argumentativas que defendam a tese apontada; e conclusão com a retomada da tese, reforço dos argumentos e proposta de intervenção para os problemas apontados ao longo do texto.

Fonte: https://www.unicesumar.edu.br/ensinomedio/wp-content/uploads/2019/08/apostila-redacao-enem.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...