ATIVIDADES PARA A SEMANA 20
ATIVIDADE 1: LITERATURA (TERÇA-FEIRA,
15/09)
Assista ao vídeo:
Ou clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=K4ZkMs7Z78Q
Na
pág. 156 do seu livro, você encontrará a seção Panorama que trata de
informações sobre a Pop Art. Responda as pág. 157 e 158 (1ª e 2ª)
___________________________________
ATIVIDADE
2: GRAMÁTICA (QUARTA-FEIRA, 16/09)
Agora leia a seção Panorama (pág. 260). E responda o que se pede:
Clique aqui para a videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=iIh58SVox-w
1. Classifique as orações de acordo com o código representado:
A – artigo definido
B – artigo indefinido
a) Uns alunos chegaram mais cedo à escola ( ).
b) O bem sempre vencerá o mal ( ).
c) Preciso de uma explicação para o fato ( ).
d) Chegaram as encomendas ( ).
e) Nesta loja vendem-se uns artigos importados ( ).
2. Explique a diferença de sentido entre as orações a seguir:
I. Comi todo o bolo de chocolate com creme.
II. Comi um bolo de chocolate com creme.
3. Agora é com você. Elabore um pequeno diálogo utilizando-se dos artigos definidos e indefinidos. Circule cada ocorrência.
______________________________________________
ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO TEXTUAL- (QUINTA-FEIRA, 17/09)
Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ZZPp4LomCUU
Agora para compreender o que é Resumo, leia o texto abaixo:
Gênero textual: O resumo
O resumo é um gênero textual em que temos que ter duas habilidades: a síntese e a objetividade. Trata-se de um texto em que são dispostos e apresentados os pontos essenciais, ideias ou fatos principais que foram desenvolvidos no decorrer de outro texto. Esses pontos são expostos de forma abreviada, sempre respeitando a ordem em que aparecem no texto resumido.
Como fazer um bom resumo?
Para estruturar um resumo de forma correta, é preciso seguir alguns passos essenciais:
· Faça uma leitura inicial do texto, sem se preocupar em separar nada;
· Em uma segunda leitura, sublinhe as palavras importantes que serão usadas como base para o resumo;
· Selecionar os fatos ou ideias mais importantes do texto;
· Suprimir ideias ou fatos secundários, tudo que contribua para um estilo do texto, repetições e redundâncias, expressões como “ou seja”, “isto é”, que têm caráter explicativo, além de pormenores desnecessários, como exemplos e citações;
· Trocar frases por outras que sejam mais econômicas e sucintas;
· Manter a linha principal do texto;
· Usar linguagem clara e concisa;
· Não usar frases do autor original;
· Transformar discurso direto em indireto;
· Não exprimir opiniões pessoais;
· Reduzir o texto para cerca de 2/3 de sua extensão original em tamanho ou número de palavras;
· À medida que for resumindo, vá lendo o texto para ver se está ficando com sentido quando comparado ao texto inicial.
Para que servem?
Relativamente fáceis de fazer – alguns mais do que outros, dependendo da organização e extensão do texto inicial –, os resumos devem ter técnicas dominadas por meio da prática. Trata-se de uma ferramenta útil para o estudo e para a memorização de textos escritos ou falados. Por exemplo, quando você ouve uma palestra e anota as ideias principais, pode discorrer em um texto, representando uma versão resumida do texto oral apresentado. O hábito de sintetizar os textos ou capítulos de um livro escolar, por exemplo, pode ser uma forma excelente de auxiliar na hora dos estudos, pois assim você conseguirá manter-se atento às principais ideias e lembrar-se dos pontos-chave do texto.
Esta atividade é apenas de leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.