terça-feira, 18 de agosto de 2020

Semana 16 - 3º ano - Ensino Médio -UE Prof. Tomaz de Arêa Leão Filho

 



ATIVIDADES PARA A SEMANA 16 

ATIVIDADE 1: LITERATURA (TERÇA-FEIRA, 18/08)


Hoje estudaremos uma poesia de outro importante nome do Modernismo português: Mário de Sá Carneiro. Leia o poema Dispersão abaixo:



Dispersão (trecho)

Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.

Passei pela minha vida
Um astro doido a sonhar.
Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida...

Para mim é sempre ontem,
Não tenho amanhã nem hoje:
O tempo que aos outros foge
Cai sobre mim feito ontem (…).


1. O que os versos “Perdi-me dentro de mim/
Porque eu era labirinto” revelam em relação ao eu lírico?

2. Comente os versos “Na ânsia de ultrapassar,
Nem dei pela minha vida...” dando atenção especial à maneira como o eu lírico encara a vida.

3. Assinale as opções que referem-se a sentimentos do eu lírico:

a) Descontentamento

b) Ansiedade

c) Euforia

d) Melancolia



Se quiser ampliar seus conhecimentos, sugiro uma pesquisa (não obrigatória) sobre a vida e obra de Mário de Sá Carneiro.
_____________________________________

ATIVIDADE 2: GRAMÁTICA (QUARTA-FEIRA, 19/08)


Assista novamente a videoaula sobre advérbios: 


Caso não consiga ver o vídeo acima, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=tCoaqWAaOKk


Analise o anúncio publicitário abaixo. 





1. Qual a finalidade desse anúncio publicitário?

2. Por que o anunciante compara mandar um torpedo ao ato de beijar?

3. Qual a classificação da oração subordinada destacada na oração “Quando você começa, não quer mais parar”? 




Caso tenha dúvida, procure-me!

_________________________________

ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO TEXTUAL- (QUINTA-FEIRA, 20/08)


Continuaremos estudando as diferenças entre texto dissertativo e expositivo. Para isso, veja, a seguir, um exemplo de texto dissertativo-argumentativo que alcançou nota 1000 no Enem 2018:

 



A obra musical "Admirável Chip Novo", da cantora Pitty, retrata a manipulação das ações humanas em razão do uso das tecnologias, que findam por influenciar o comportamento dos indivíduos. Não obstante, tal questão transcende a arte e mostra-se presente na realidade brasileira através da filtragem de dados na internet e sua utilização como ferramenta de determinação de atitudes, consequência direta do interesse do mercado globalizado e da vulnerabilidade dos usuários. Assim, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Convém ressaltar, a princípio, o estabelecimento do comércio virtual e sua contribuição para a continuidade da problemática. Quanto a esse fator, é válido considerar a alta capacidade publicitária da web, bem como sua consolidação enquanto espaço mercantil - possibilitador de compra e venda de produtos. Sob esse aspecto, o célebre geógrafo, Milton Santos, afirma a existência de relação entre o desenvolvimento técnico-científico e as demandas da globalização, justificando, assim, a constante oferta de conteúdos culturais e comerciais que podem ser adquiridos pelos usuários, de modo a fortalecer o mercado mundial e o capitalismo.

Paralelo a isso, a imperícia social vinculada ao déficit em letramento digital fomenta a perpetuação do impasse. Nesse viés, as instituições educacionais ainda não são eficazes na educação tecnológica, por não contarem com estrutura profissional e material voltado ao tema. Ademais, a formação de indivíduos vulneráveis possibilita a ação do mecanismo que pode transformar comportamentos, tornando-os passíveis de alienação. Essa conjuntura contraria o Estado proposto expondo internautas a um ambiente não transparente, em que decisões são previamente programadas por outrem.



Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave abordado. Posto isso, concerne ao Estado, mediante os Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, a criação de um plano educacional que vise a elucidar a população quanto aos riscos da navegação na rede e à necessidade de adaptação aos novos instrumentos digitais. Tal projeto deve ser instrumentalizado na oferta de aparelhos tecnológicos às escolas, para a promoção de palestras e aulas práticas sobre o uso da tecnologia, mediadas por técnicos e professores da área, objetivando a qualificação dos usuários e a prevenção de casos de manipulação de atitudes. Dessa maneira, o Brasil poderá garantir a liberdade de seus cidadãos e o Estado lockeano poderá ser consolidado." 

Rylla Lídice Varela de Melo, 19 anos, de Ipanguaçu/RN

Leia atentamente o texto dissertativo acima e busque nele as características pertinentes a esse tipo textual estudado na aula passada.

Dica: nos textos impressos, uma estratégia interessante é ir circulando aquilo que achar interessante e que pode ser usado nas suas redações. 


Caso tenha dúvida, procure-me!
Bom fim de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...