Queridos alunos, este blog tem como objetivo compartilhar atividades, dicas, sugestões e informações de conteúdos neste momento em que não podemos ter aulas presenciais. Sejam bem-vindos!
terça-feira, 18 de agosto de 2020
Semana 16 - 3º ano - Ensino Médio -UE Prof. Tomaz de Arêa Leão Filho
ATIVIDADES PARA A SEMANA 16
ATIVIDADE 1: LITERATURA (TERÇA-FEIRA, 18/08)
Hoje estudaremos uma poesia de
outro importante nome do Modernismo português: Mário de Sá Carneiro. Leia o
poema Dispersão abaixo:
Dispersão (trecho)
Perdi-me dentro de mim Porque eu era labirinto, E hoje, quando me sinto, É com saudades de mim.
Passei pela minha vida Um astro doido a sonhar. Na ânsia de ultrapassar, Nem dei pela minha vida...
Para mim é sempre ontem, Não tenho amanhã nem hoje: O tempo que aos outros foge Cai sobre mim feito ontem (…).
1. O que os versos “Perdi-me dentro de mim/ Porque eu era labirinto” revelam em relação ao eu lírico?
2. Comente os versos “Na ânsia de ultrapassar, Nem dei pela minha vida...” dando atenção especial à maneira como o eu lírico encara a vida.
3. Assinale as opções que referem-se a sentimentos do eu lírico:
a) Descontentamento
b) Ansiedade
c) Euforia
d) Melancolia
Se quiser ampliar seus conhecimentos, sugiro uma pesquisa (não obrigatória) sobre a vida e obra de Mário de Sá Carneiro.
2. Por que o anunciante compara mandar um torpedo ao ato de beijar?
3. Qual a classificação da oração subordinada destacada na oração “Quando você começa, não quer mais parar”?
Caso tenha dúvida, procure-me!
_________________________________
ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO TEXTUAL-
(QUINTA-FEIRA, 20/08)
Continuaremos estudando as diferenças entre
texto dissertativo e expositivo. Para isso, veja, a seguir, um exemplo de texto
dissertativo-argumentativo que alcançou nota
1000 no Enem 2018:
A obra musical "Admirável Chip Novo", da cantora Pitty, retrata a manipulação das ações humanas em razão do uso das tecnologias, que findam por influenciar o comportamento dos indivíduos. Não obstante, tal questão transcende a arte e mostra-se presente na realidade brasileira através da filtragem de dados na internet e sua utilização como ferramenta de determinação de atitudes, consequência direta do interesse do mercado globalizado e da vulnerabilidade dos usuários. Assim, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Convém ressaltar, a princípio, o estabelecimento do comércio virtual e sua contribuição para a continuidade da problemática. Quanto a esse fator, é válido considerar a alta capacidade publicitária da web, bem como sua consolidação enquanto espaço mercantil - possibilitador de compra e venda de produtos. Sob esse aspecto, o célebre geógrafo, Milton Santos, afirma a existência de relação entre o desenvolvimento técnico-científico e as demandas da globalização, justificando, assim, a constante oferta de conteúdos culturais e comerciais que podem ser adquiridos pelos usuários, de modo a fortalecer o mercado mundial e o capitalismo.
Paralelo a isso, a imperícia social vinculada ao déficit em letramento digital fomenta a perpetuação do impasse. Nesse viés, as instituições educacionais ainda não são eficazes na educação tecnológica, por não contarem com estrutura profissional e material voltado ao tema. Ademais, a formação de indivíduos vulneráveis possibilita a ação do mecanismo que pode transformar comportamentos, tornando-os passíveis de alienação. Essa conjuntura contraria o Estado proposto expondo internautas a um ambiente não transparente, em que decisões são previamente programadas por outrem.
Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas atenuantes ao entrave abordado. Posto isso, concerne ao Estado, mediante os Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, a criação de um plano educacional que vise a elucidar a população quanto aos riscos da navegação na rede e à necessidade de adaptação aos novos instrumentos digitais. Tal projeto deve ser instrumentalizado na oferta de aparelhos tecnológicos às escolas, para a promoção de palestras e aulas práticas sobre o uso da tecnologia, mediadas por técnicos e professores da área, objetivando a qualificação dos usuários e a prevenção de casos de manipulação de atitudes. Dessa maneira, o Brasil poderá garantir a liberdade de seus cidadãos e o Estado lockeano poderá ser consolidado."
Rylla Lídice Varela de Melo, 19 anos, de Ipanguaçu/RN
Leia
atentamente o texto dissertativo acima e busque nele as características
pertinentes a esse tipo textual estudado na aula passada.
Dica: nos textos impressos, uma estratégia interessante é ir
circulando aquilo que achar interessante e que pode ser usado nas suas
redações.
Caso tenha dúvida, procure-me!
Bom fim de semana!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.