segunda-feira, 11 de maio de 2020

ATIVIDADE 7º ANO C e D -TARDE - LIZETE FARIAS



Boa tarde!

Como vocês estão?
COPIE AS PERGUNTAS E RESPONDA-AS EM SEU CADERNO.

ATIVIDADE (11/05)

Na aula do dia 04/05, você deveria produzir uma pequena redação sobre a foto a seguir, lembra?



Leia um exemplo de como poderia ser sua redação e compare as duas.



Nico e Lino
Em uma pequena comunidade agrícola da Indonésia moravam os irmãos Nico e Lino. Lá não chovia há seis meses e os moradores da comunidade estavam cada vez mais empobrecidos. Muitos começaram a passar grandes necessidades.
Na escola na aula de Ciências, Lino, o mais velho, aprendeu sobre o ciclo da água. Ficou bobo ouvindo o professor explicar:
­─O sol é um dos grandes responsáveis pela ocorrência de chuvas. Ele aquece a água das superfícies dos rios, lagos, oceanos e até mesmos das folhagens, onde tem água, ele aquece. Então a água evapora e chega até as nuvens se condensando. Quando estão pesadas demais, caem no solo. Elas pode cair em forma de granizo, de neve ou de chuva.  E recomeça tudo de novo. O nosso ciclo da água funciona como uma grande máquina de fazer chuva que suga a água e depois a devolve de novo.
Lino ficou encantado, com a explicação, mas lhe ocorreu uma dúvida. E levantou a mão, para fazer uma pergunta ao professor:
─Professor, se o ciclo da água funciona como uma máquina e aqui não chove há seis meses, acho que a máquina está desligada. Com quem podemos falar para ligá-la?
O professor sorriu da inocência da pergunta. E respondeu:
─Bem, Lino, só uma pessoa pode ligar essa máquina. E apontou com o dedo indicador para cima─Lino olhou para cima e pareceu compreender a resposta.
Ao final da aula esperou o irmão mais novo para voltarem para casa e no caminho de volta, explicou para o irmão sobre o ciclo da água que havia aprendido e sobre o dono da máquina que poderia ligá-la novamente.
─Senhor, se não for pedir demais, poderia ligar a máquina novamente? Minha família está precisando muito molhar a plantação─rezou baixinho olhando para cima enquanto continuavam a longa caminhada de volta para casa.
─Você sentiu isso?─ perguntou Lino intrigado.
─Não. O quê?─ e sentiu uma gota de água geladinha cair no seu nariz.
─Chuva!─gritaram os dois juntos!
E a chuva tão desejada chegou e molhou o solo trazendo consigo a esperança de que tudo ficaria bem.
Mesmo já todo ensopado, Lino pegou uma imensa folha para usar de guarda-chuva. Mas tudo bem que eles estivessem molhados, pois não tinham medo de chuva. Tinham medo de que não chovesse. 

PMCSS

1.     Qual o assunto principal do conto?
2.     Sobre os irmãos:
a)     Quem era o mais novo?
b)    E o mais velho, quem era?
3.     Qual problema era enfrentado pelos moradores da cidade?
4.     Lino perguntou quem era o responsável por “ligar a máquina de chuva” e o professor respondeu apontando “o dedo indicador para cima”. Analise bem e diga, quem foi o responsável por ligar a máquina?
5.     Releia o conto e reconte com suas palavras como ocorre o ciclo da água.
6.     Ao final do conto, algo acontece que enche os meninos de alegria. O que ocorre?


Ao terminar, digite seu nome completo nos comentários abaixo.  Se não souber como fazer, siga os passos:
1º Clique em Postar um Comentário
2º Digite seu nome completo. 
3º Selecione a opção anônimo.
4º Clique em publicar. 
Pronto! 
Até a próxima. 


Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...