segunda-feira, 20 de abril de 2020

Semana 2 - 1º ano - Ensino Médio -UE Prof. Tomaz de Arêa Leão Filho


ATIVIDADES PARA A SEMANA 2

COPIE AS QUESTÕES E RESPONDA EM SEU CADERNO.

Atividade 1: Leitura e interpretação de texto (terça-feira, 22/04)

Relembre os elementos da narrativa reassistindo ao vídeo abaixo:





Agora leia o conto Circuito Fechado de Ricardo Ramos (pág. 103 do seu livro). Observe que ele é completamente diferente dos contos que você já leu, pois ele é feito em um bloco só e seus períodos são formados por substantivos separados por vírgulas. Apesar disso ele tem sentido completo e você consegue saber de que ele trata. Agora responda em seu caderno as questões da página 104 (1ª até a 9ª).

__________________________________________

Atividade 2: Gramática (quarta-feira, 22/04)

Abra seu livro na página 215 no conteúdo de Dígrafo.

Leia o poema abaixo:

Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
para pior dizem pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.
(Oswald de Andrade – 
Vício na fala)




  1. O poema lido além de bordar o simples uso comum da língua portuguesa, aborda outro tema. Reflita. Que outro tema ele aborda?

  1. Transcreva aqui os dígrafos encontrados no poema.
___________________________________________
Atividade 3: Produção Textual (quinta-feira, 23/04)

CRÔNICA

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades. Os bons cronistas são aqueles que conseguem perceber, no dia a dia de suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade que não foram percebidas por todos. Embora não seja uma regra, as crônicas costumam tratar de assuntos mais leves e de um modo humorístico.
Leia a crônica Conversinha Mineira (pág. 298). Responda a pág. 300 (1ª até a 5ª)

______________________________________

ATIVIDADE PRÁTICA DE EXPRESSÃO 
(SÁBADO 25/04)

ISOLAMENTO SOCIAL

Isolamento Social
O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado.
Consequências do isolamento
O isolamento social, voluntário ou forçado, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele. Para quem já sofre de depressão ou outras doenças, o isolamento social pode causar o agravamento da situação. Em casos extremamente graves, a depressão e outras doenças psiquiátricas, como o transtorno de ansiedade, podem levar a sérias consequências.
Fonte: Site Brasil Escola

Como sabemos, o isolamento social pode deixar as pessoas tristes ou ansiosas. É importante usar nosso tempo livre de forma produtiva para que ocupemos nossa mente. Baseado nisso, pense em uma forma criativa de se expressar nesse isolamento social.
Você pode fazer pinturas, corte-colagem, tirinhas/histórias em quadrinho, compor uma música ou paródia, criar esculturas (com argila, gesso, madeira...), dobraduras com papel, desenhos, receitas de bolo, criar um blog, escrever poemas, escrever contos ou qualquer outra forma de expressão que você imaginar. Faça algo criativo que ainda não tenha feito. Essa atividade deve ser guardada ou registrada de alguma maneira (por meio de vídeo, ou foto, ou papel mesmo) pois iremos cobrá-la quando voltarmos às aulas.

SEJA CRIATIVO!!!!!!



ATENÇÃO!!! Apenas 1 aluno assinou a frequência da semana passada. 
Se você é aluno do 1º ano, digite seu nome completo abaixo. Esta será nossa frequência. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...