GRAMÁTICA E ESTUDO DA
LÍNGUA
Palavras na lupa
Leia com atenção as
informações a seguir antes de responder às questões propostas.
Sinais de
pontuação e recursos gráficos no sentido do texto
O uso de sinais de
pontuação e de recursos gráficos ajuda a construir o sentido do texto. Há muita
variação no seu uso. Veja:
• Aspas: são usadas para indicar
citações, ironia, neologismos, gírias, palavras grafadas intencionalmente de
modo não convencional, nomes de artigos, de capítulos, de eventos etc.
• Reticências: são usadas para
realçar uma palavra ou expressão, indicar continuidade de uma ação ou de um
fato, suspensão ou interrupção do pensamento, dúvida, ironia ou censura (o
autor não manifesta seu pensamento, deixando o leitor inferir pelo contexto),
além de representar hesitações típicas da língua falada. Entre colchetes, em
meio a um texto citado, as reticências indicam que naquela posição há uma
passagem que foi suprimida do texto original.
• Parênteses: são usados para
acrescentar informações e explicações.
• Travessões: são usados para
introduzir diálogos, acrescentar explicações e informações, destacar alguns
termos da frase.
• Itálicos: são usados para grafar
palavras estrangeiras, títulos de jornais, de revistas, de livros, de CDs, de filmes
etc. e para enfatizar elementos do texto.
• Negritos: também usados como
destaque de palavras para as quais o autor quer chamar a atenção do leitor.
1 Baseando-se nas informações acima, explique o uso
dos seguintes sinais gráficos:
a) aspas em "Eu acho que não precisavam ter me
algemado, terem me tratado da forma que eles me trataram”, desabafou.
b) Parênteses
em “A ação tem o objetivo de fiscalizar e combater festas e eventos com
aglomeração, para evitar a propagação do novo coronavírus. Ela é coordenada
pelo Comitê de Blitze, composto pela Polícia Civil em parceria com agentes da
GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar, além de equipes da Vigilância
Sanitária e Procon”. Fonte: R7.com
c) Negrito
em “De acordo com a Record TV, em 2019, Francisco Alberto chegou a
ser preso por embriaguez ao volante após se envolver em um acidente no centro
de São Paulo”. R7.com
2 Releia:
– Até agora, falamos
das variedades geográficas: a variedade
portuguesa, a variedade brasileira, a variedade brasileira do Norte, a
variedade brasileira do Sul, a variedade carioca, a variedade paulistana...
a) Qual é a função do itálico em “variedades
geográficas”?
b) Que outro recurso gráfico poderia ter sido
utilizado com o mesmo fim?
c) O que indicam as reticências no final do trecho?
d) Como o trecho poderia continuar após as
reticências?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.