Continuaremos a estudar o Modernismo português. Para isso
leia o poema abaixo.
PRESSÁGIO de Fernando Pessoa
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer...
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P'ra saber que a estão a amar!
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...
Agora responda:
1.
A
maior parte dos poemas de amor costuma fazer uma homenagem e um elogio a esse
sentimento nobre, porém aqui vemos um eu-lírico desconectado, sem
conseguir estabelecer laços afetivos. Transcreva um trecho que confirma essa
afirmação.
2.
Ao
longo de vinte versos divididos em cinco estrofes, vemos um sujeito poético que
deseja viver o amor na sua plenitude, mas parece não saber como conduzir o
sentimento. Transcreva um trecho que confirma essa afirmação.
3.
Como
o eu lírico comporta-se diante da amada?
ENEM
Para complementar seus conhecimentos, sugiro que assista ao
vídeo “ABUJAMRA declama Fernando Pessoa
- 📕📘 Poema ‘TABACARIA’!”
no Youtube, caso você tenha acesso à internet.
ATIVIDADE
2: GRAMÁTICA - (QUARTA-FEIRA, 12/07)
Leia a tirinha abaixo:
- Observe a primeira cena:
na fala do lobo, além da oração principal há outras duas orações
subordinadas adverbiais. Quais são elas?
- Na última cena, o lobo
desiste do plano e come a pizza, por quê?
- A palavra “peraí...” é um
exemplo do linguagem informal. Adéque-a à norma padrão.
Se tiver dúvidas, procure-me!
ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO DE TEXTO -
(QUINTA-FEIRA, 13/08)
Na aula anterior, estudamos as
diferenças entre texto dissertativo e expositivo. Hoje você lerá exemplos de
textos expositivos.
Exemplos de texto expositivo
• Resumo de artigo:
“Este artigo tem como objetivo
discutir a estrutura e o funcionamento da Educação Básica no Brasil, assim como
ressaltar a necessidade de um ensino básico de qualidade para o desenvolvimento
da sociedade. Levando em consideração as mudanças contínuas do mundo
globalizado, esse estudo também se propõe a situar o papel das mídias e
tecnologias de informação e comunicação, como uma das ferramentas capazes de
potencializar a aprendizagem em sala de aula.” (SANTOS, Esther. A
Educação Básica no Brasil: desafios e possibilidades do mundo globalizado.)
- Enciclopédia
Cervo-do-pantanal (nome
científico: Blastocerus dichotomus), também chamado suaçuetê, suaçupu,
suaçuapara, guaçupuçu ou simplesmente cervo, é um mamífero ruminante da família
dos cervídeos e único representante do gênero Blastocerus. Ocorria em grande parte
das várzeas e margens de rios do centro da América do Sul, desde o sul do rio
Amazonas até o norte da Argentina, mas atualmente, a espécie só é comum no
Pantanal, na bacia do rio Guaporé, na ilha do Bananal e em Esteros del Iberá.
Questão
- Sobre os textos lidos
anteriores, responda: quais características presentes nesses dois exemplos
nos permitem afirmar que ele é um texto expositivo?
SÁBADO - ATIVIDADE 3: PRODUÇÃO DE TEXTO
- (15/08)
Leia
o texto dissertativo-argumentativo abaixo. Enem 2017
“Desafios
para a formação educacional de surdos no Brasil”
Na mitologia
grega, Sísifo foi condenado por Zeus a rolar uma enorme pedra morro acima
eternamente. Todos os dias, Sísifo atingia o topo do rochedo, contudo era
vencido pela exaustão, assim a pedra retornava à base. Hodiernamente, esse mito
assemelha-se à luta cotidiana dos deficientes auditivos brasileiros, os quais
buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito à educação.
Nesse contexto, não há dúvidas de que a formação educacional de surdos é um
desafio no Brasil o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência
governamental, mas também ao preconceito da sociedade.
A Constituição
cidadã de 1988 garante educação inclusiva de qualidade aos deficientes, todavia
o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Aristóteles no livro
"Ética a Nicômaco", a política serve para garantir a felicidade dos
cidadãos, logo se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil à
medida que a oferta não apenas da educação inclusiva, como também da preparação
do número suficiente de professores especializados no cuidado com surdos não
está presente em todo o território nacional, fazendo os direitos permanecerem
no papel.
Outrossim, o
preconceito da sociedade ainda é um grande impasse à permanência dos
deficientes auditivos nas escolas. Tristemente, a existência da discriminação
contra surdos é reflexo da valorização dos padrões criados pela consciência
coletiva. No entanto, segundo o pensador e ativista francês Michel Foucault, é
preciso mostrar às pessoas que elas são mais livres do que pensam para quebrar
pensamentos errôneos construídos em outros momentos históricos. Assim, uma
mudança nos valores da sociedade é fundamental para transpor as barreiras à
formação educacional de surdos.
Portanto,
indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao
Ministério da Educação criar um projeto para ser desenvolvido nas escolas o
qual promova palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a
respeito do cotidiano e dos direitos dos surdos. - uma vez que ações culturais
coletivas têm imenso poder transformador - a fim de que a comunidade escolar e
a sociedade no geral - por conseguinte - conscientizem-se. Desse modo, a
realidade distanciar-se-á do mito grego e os Sísifos brasileiros vencerão o
desafio de Zeus.
Isabella
Barros Castelo Branco, do Piauí.
Questões.
- Identifique
no texto a opinião da autora acerca do tema abordado.
Localize os argumentos utilizados para defender o ponto de vista dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.