domingo, 26 de abril de 2020

Semana 3 - 1º ano - Ensino Médio -UE Prof. Tomaz de Arêa Leão Filho



Esta postagem é composta por 3 atividades, cada uma correspondente a um dia da semana. Fique atento! 



Atividade 1: Linguagem (terça-feira, 28/04)


Signos, linguagem, língua

Assista ao vídeo sobre signos, linguagem, língua:



Agora responda.
👉 Segundo o vídeo acima:
a) O que é signo?
b) O que é significante?
c) O que é significado?

d) O que é língua?

e) O que é linguagem?

👉 Abra seu livro na pág. 27: Signos, linguagem, língua (conteúdo já explicado no vídeo acima). Agora responda as questões 1 e 2 da página 28.

_________________________________________

Atividade 2: Gramática (quarta-feira, 29/04)




👉Atenção! O conteúdo de fonemas, letra, sílaba, encontros vocálicos e consonantais e dígrafos já foi visto em sala de aula. Se você ainda tiver dúvida, assista à videoaula  abaixo: 


Abra seu livro na página 216 e responda as questões de 1 até 5 em seu caderno.  
_______________________________
Atividade 3: Redação (quinta-feira, 30/04)

👉Abra seu livro na página 302, e LEIA a crônica COMUNICAÇÃO de Luís Fernando Veríssimo. Copie no caderno as questões e responda-as em seu caderno: 

    1. Justifique o motivo de a crônica chamar-se Comunicação.

2.  Que situação dá origem à crônica Comunicação?

3.Em qual momento o cliente se aborrece e por quê?

Na crônica, continuamos sem saber o nome da “coisa” que o cliente foi comprar, apesar de ele tentar descrevê-la várias vezes. Em sua opinião, o que parece ser a “coisa” que ele queria? 

5. Releia a última fala do cliente no texto. Em sua opinião, ele havia esquecido o nome do objeto ou não sabia o nome do que ele foi comprar? Justifique sua resposta.  

________________________________________

ATIVIDADE PRÁTICA DE EXPRESSÃO 

(SÁBADO 02/05)

* Continuação da atividade de expressão do sábado passado


Isolamento Social

O isolamento social é o ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio com o restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não. Quando há uma força maior, seja imposta pelo governo, seja por uma situação de guerra ou pandemia, ou até mesmo um toque de recolher provocado pela violência urbana, o isolamento é forçado.
Consequências do isolamento
O isolamento social, voluntário ou forçado, pode ter consequências graves para o estado mental de quem é submetido a ele. Para quem já sofre de depressão ou outras doenças, o isolamento social pode causar o agravamento da situação. Em casos extremamente graves, a depressão e outras doenças psiquiátricas, como o transtorno de ansiedade, podem levar a sérias consequências.
Fonte: Brasil Escola


Como sabemos, o isolamento social pode deixar as pessoas tristes ou ansiosas. É importante usar nosso tempo livre de forma produtiva para que ocupemos nossa mente. Baseado nisso, pense em uma forma criativa de se expressar nesse isolamento social.
Você pode fazer pinturas, corte-colagem, tirinhas/histórias em quadrinho, compor uma música ou paródia, criar esculturas (com argila, gesso, madeira...), dobraduras com papel, desenhos, receitas de bolo, criar um blog, escrever poemas, escrever contos ou qualquer outra forma de expressão que você imaginar. Faça algo criativo que ainda não tenha feito, pode buscar ideias do que fazer na internet. Essa atividade deve ser guardada ou registrada de alguma maneira (por meio de vídeo ou foto ou papel mesmo) pois iremos cobrá-la quando voltarmos às aulas e montar uma EXPOSIÇÃO.

SEJA CRIATIVO!!!!!!

Digite seu nome completo nos comentários abaixo. Esta será nossa frequência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lapbook Catar (QATAR)

Lapbook: Comidas típicas: Doha tem uma diversidade gastronômica internacional tão grande que pode ser difícil encontrar pratos típicos do Ca...